Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38091

Compartilhe esta página

Título: Um estudo sobre acessibilidade nos portais de ingresso dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia
Autor(es): MINSKI, Eliandro Luiz
Palavras-chave: Ciência da Computação; Sistemas de informação
Data do documento: 30-Abr-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MINSKI, Eliandro Luiz. Um estudo sobre acessibilidade nos portais de ingresso dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: A utilização de recursos e aplicações Web está se tornando cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Seja para fins educacionais, comerciais ou de entretenimento, essas aplicações são projetadas para atender um público com perfis e especificidades variados, inclusive as pessoas com deficiências. Porém muitos dos recursos disponibilizados não estão preparados, em relação à acessibilidade Web, para atender às necessidades dos usuários com deficiência, criando, assim, barreiras e impedindo que esses usuários possam utilizá-los de forma eficiente e eficaz. Buscando uma maior praticidade, eficiência, eficácia e controle nas inscrições dos candidatos interessados em estudar nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, os mesmos disponibilizam, em seus sites, os Portais de Ingresso, aplicações Web onde os interessados realizam seus cadastros e inscrições para o processo de seleção dos cursos desejados. Objetivando uma Web para todos, algumas instituições buscam criar propostas de diretrizes para o desenvolvimento de aplicações Web acessíveis, como o WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) e o eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). Entretanto, apesar da existência dessas diretrizes, é comum encontrar falhas, e até mesmo, a ausência de requisitos básicos de acessibilidade. Diante disso, surge a questão: os Portais de Ingresso dos Institutos Federais atendem de forma satisfatória os requisitos de acessibilidade na Web? Esta pesquisa objetiva avaliar a acessibilidade Web nos Portais de Ingresso dos 38 Institutos Federais existentes atualmente no Brasil, usando como referência os principais padrões de acessibilidade (WCAG e o eMAG) por meio dos métodos de avaliação via ferramenta automatizada, utilizando a ferramenta ASES (Avaliador e Simulador de Acessibilidade de Sítios) e da avaliação via interação humana, utilizando grupos de voluntários com deficiência. Por fim, identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais envolvidos no planejamento e desenvolvimento dos Portais de Ingresso em incluir as diretrizes de acessibilidade em seus projetos e elaborar recomendações a serem seguidas para que os Portais de Ingresso possam ser utilizados por todas as pessoas, com deficiência ou não, indiferentes da tecnologia assistiva que utilizam.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38091
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Eliandro Luiz Minski.pdf9,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons