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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38138

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Werônica Meira de-
dc.contributor.authorSILVA, Alexandre Valença do Nascimento-
dc.date.accessioned2020-09-29T14:37:53Z-
dc.date.available2020-09-29T14:37:53Z-
dc.date.issued2020-03-03-
dc.identifier.citationSILVA, Alexandre Valença do Nascimento. Análise da concentração de gases poluentes por veículos automotivos em Recife – PE. 2020. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38138-
dc.descriptionSILVA, Alexandre Valença do Nascimento, também é conhecido em citações bibliográficas por: ​VALENÇA, Alexandre do Nascimento Silvapt_BR
dc.description.abstractAs fontes veiculares têm uma participação acentuada na degradação da qualidade do ar, principalmente nos grandes centros urbanos onde houve um crescimento da frota veicular e redução de áreas verdes, que foram substituídas por prédios, indústrias, vias, entre outros. A presença de vegetação nas cidadescontribui com a absorção de poluentes atmosféricos e diminuição das ilhas de calor. Este trabalho teve como objetivo analisar a concentração dos gases poluentes na baixa atmosfera emitidos por veículos automotivos na cidade do Recife-PE. Foram utilizados dados anuais de 1990 a 2018 da frota veicular de Recife disponibilizados pelo DETRAN, taxas de emissão de CO e CO2 por ano de fabricação veicular pelo PROCONVE, valores médios da distância percorrida por veículo em Km peloInventário Rodoviário do MMA, e fatores de deteriorização dos veículos pela CETESB. Estimou-sea massa total de CO e CO2 emitida pela frota da cidade. Um dispositivo utilizando a plataforma Arduíno foi construído e calibrado para as medições de CO e CO2 atmosférico. Tambémse realizou medições de CO e CO2 em três pontos da cidade: 1- com fluxo veicular e sem arborização (Av. Agamenon Magalhães); 2- com fluxo veicular e com arborização (BR 232); e 3-sem presença veicular e com arborização (Parque da Jaqueira), durante o verão e inverno. Os resultados mostraram que apesar dos avanços tecnológicos para redução de emissão de poluentes, houve um crescimento das concentrações anuais de CO e CO2 ocasionados pelo aumento (334%) da frota veicular em Recife. O aparelho construído para as medições atmosféricas apresentou-se eficiente. Constatou-se que nos dois pontos (1 e 2) com fluxo veicular apresentaram valores de CO e CO2 elevados durante a semana e valores baixosno final de semana, enquanto no ponto 3 o CO2 foi inferior em relação aos pontos 1 e 2, evidenciando a importância da presença de vegetação na absorção de CO2, e consequentemente para minimizar os impactos dos gases do efeito estufa sobre o meio.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectAr – Poluiçãopt_BR
dc.subjectAutomóveis – Motores – Gás de exaustãopt_BR
dc.subjectClimapt_BR
dc.titleAnálise da concentração de gases poluentes por veículos automotivos em Recife – PEpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1931122986808635pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9039652038717693pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Doutorado Nacional em Redept_BR
dc.description.abstractxVehicle sources play a major role in the degradation of air quality, especially in large urban centers where there has been an increase in the vehicle fleet and a reduction in green areas, which have been replaced by buildings, industries, roads, among others. The presence of vegetation in cities contributes to the absorption of atmospheric pollutants and a decrease in heat islands. This work aimed to analyze the concentration of pollutant gases in the low atmosphere emitted by automotive vehicles in the city of Recife-PE. Annual data from 1990 to 2018 of the vehicular fleet in Recife made available by DETRAN, emission rates of CO and CO2 per year of vehicular manufacture by PROCONVE, average values of distance traveled per vehicle in km by the MMA Inventory, and deterioration factors were used vehicles by CETESB. The total mass of CO and CO2 emitted by the city fleet was estimated. A device using the Arduino platform was built and calibrated for CO and atmospheric CO2 measurements. CO and CO2 measurements were also carried out at three points in the city: 1- with vehicular flow and without afforestation (Av. Agamenon Magalhães); 2- with vehicular flow and afforestation (BR 232); and 3-without vehicular presence and with afforestation (Parque da Jaqueira), during summer and winter. The results showed that despite technological advances to reduce pollutant emissions, there was an increase in the annual concentrations of CO and CO2 caused by the increase (334%) of the vehicle fleet in Recife. The device built for atmospheric measurements was efficient. It was found that in the two points (1 and 2) with vehicular flow they presented high values of CO and CO2 during the week and low values in the weekend, while in point 3 the CO2 was lower in relation to points 1 and 2, showing the importance of the presence of vegetation in the absorption of CO2, and consequently to minimize the impacts of greenhouse gases on the environment.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Desenvolvimento e Meio Ambiente

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