Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38140

Comparte esta pagina

Título : Uso da tomografia por coerência óptica para avaliação do desgaste em sistemas de polimento dental
Autor : SILVA, Kamylla Yolanda de Souza e
Palabras clave : Sistemas de polimento; Resina composta; Cerâmica; Rugosidade da superfície; Tomografia por coerência óptica
Fecha de publicación : 8-abr-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Kamylla Yolanda de Souza e. Uso da tomografia por coerência óptica para avaliação do desgaste em sistemas de polimento dental. 2020. Dissertação (Mestrado em Odontologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : Os sistemas de polimento dentário são amplamente utilizados em associação com materiais na odontologia restauradora, para melhorar a estética e aumentar a longevidade das restaurações dentárias. Houve um grande aprimoramento tecnológico e ampla disponibilidade de tais sistemas de polimento, mas sua avaliação após o uso clínico carece de mais informações da literatura. Neste trabalho, propomos uma metodologia alternativa para avaliar sistemas de polimento dentário, com base na tomografia de coerência óptica (OCT) para medir o desgaste do sistema de polimento, uma vez que é capaz de gerar imagens 2D e 3D, que também podem fornecer dados quantitativos (desgaste da área ou volume). Como exemplo, foram testadas uma composição de silicone + diamante no sistema de polimento em formato espiral, utilizando três materiais restauradores diferentes: resina composta nanohíbrida Tetric N-Ceram (RC), cerâmica de feldspato Cerec Blocs (C) e cerâmica de matriz de resina Brava Block (H). As medidas foram complementadas por estereomicroscopia no sistema de polimento e rugosimetria na superfície polida. Nos resultados quantitativos o p-valor para a média da área foi significativo para todos os grupos, exceto o grupo Cerâmica com matriz resinosa polida com polidor Duo fase resina composta de granulação média (HRC_M.). Em relação a rugosidade, o p-valor foi significativo para todos os grupos, exceto para o material restaurador RC. Na avaliação qualitativa, os avaliadores encontraram grande semelhança entre as imagens obtidas através da OCT e do estereomicroscópio (avaliadores Kappa inter e intra de 0,94 e 0,96, respectivamente). O método da OCT forneceu dados confiáveis e quantitativos em tempo real nos formatos 2D e 3D. Para as imagens 2D, a comparação com a estereomicroscopia pode ser realizada, fornecendo resultados comparáveis, enquanto nas imagens volumétricas 3D a comparação das medidas não pode ser feita. Nossos resultados fornecem uma maneira não invasiva e não destrutiva de caracterizar os sistemas de polimento, que podem impactar a maneira como o polimento e o acabamento afetam a qualidade das restaurações dentárias finais no ambiente clínico.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38140
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Odontologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Kamylla Yolanda de Souza e Silva.pdf920,14 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons