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Título : Eliminando barreiras : as percepções da implementação do Programa Incluir no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Autor : NASCIMENTO, Douglas Henrique da Silva
Palabras clave : Política pública; Acessibilidade; Educação; Ensino superior; Universidade Federal de Pernambuco
Fecha de publicación : 28-may-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : NASCIMENTO, Douglas Henrique da Silva. Eliminando barreiras: as percepções da implementação do Programa Incluir no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : Este estudo trata de política pública educacional, tendo como objeto de estudo o Programa Incluir: acessibilidade na educação superior, cujo objetivo é implementar recursos, serviços, apoios técnicos que minimizam as barreiras arquitetônicas, pedagógicas e de comunicação e informação nas Instituições Federais de Ensino Superior. A pesquisa foi orientada pela seguinte pergunta: Quais as percepções da implementação do Programa Incluir no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)? Tem como objetivo geral analisar os desafios da acessibilidade e da implementação do Programa Incluir no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco, e como objetivos específicos: a) analisar a acessibilidade a partir das percepções dos alunos com deficiência, de docentes e da gestão do Núcleo de Acessibilidade da UFPE; b) identificar as barreiras de infraestrutura, de comunicação e informação, e dos projetos de pesquisa e extensão existentes e; c) contribuir, a partir dos resultados da pesquisa, com sugestões de medidas que atenuem as barreiras identificadas. Metodologicamente, o desenho da pesquisa adotado para o alcance do objetivo proposto consistiu de métodos quantitativos e qualitativos, combinando estatística descritiva e análise textual discursiva. A coleta de dados ocorreu através de entrevista semiestruturada aplicada aos sujeitos participantes do quadro amostral: discentes com deficiência, docentes e a gestão do Núcleo de Acessibilidade da UFPE. A dissertação conclui que, para as pessoas participantes da pesquisa, embora a implementação do Programa Incluir contribuísse na efetivação de apoios técnicos necessários para dar suporte aos alunos com deficiência, bem como de recursos financeiros que contribuíram para a instalação do laboratório de acessibilidade, no qual foram disponibilizadas tecnologias assistivas e materiais pedagógicos acessíveis, foi constatada uma desigualdade na disponibilidade de recursos didáticos pedagógicos acessíveis, problemas na área de infraestrutura, problemas na área de comunicação e informação e a falta de apoio aos estudantes com deficiência quanto a participação em projetos de pesquisa e extensão. Portanto, os principais resultados da pesquisa, tendo como base as percepções dos sujeitos entrevistados, indicam que o Programa Incluir contribui de forma parcial com o percurso de participação acadêmica dos discentes com deficiência na UFPE. Por fim, foi disponibilizada neste trabalho uma Proposta de Intervenção com o objetivo de amenizar as dificuldades relatadas, sendo fruto da pesquisa realizada no âmbito do presente trabalho.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38188
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

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