Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38243

Compartilhe esta página

Título: Retratos de um professor universitário surdo : experiências frente os paradoxos da inclusão/excludente educacional
Autor(es): RIBEIRO, Ernani Nunes
Palavras-chave: Educação Inclusiva; Educação Especial - Surdos; Educadores – Inclusão Social; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 24-Abr-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: RIBEIRO, Ernani Nunes. Retratos de um professor universitário surdo: experiências frente os paradoxos da inclusão/excludente educacional. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Os princípios norteadores da inclusão educacional não se finalizam apenas em inserir sujeitos com deficiência em escolas comuns. Existe uma sensível problematização entre o entendimento do plano conceitual inclusivista e as experiências vivenciadas pelos sujeitos que frequentam os espaços educacionais que alegam respeitar os princípios das legislações normativas, políticas públicas e técnicas (tecnologias assistivas). A pesquisa teve o objetivo de analisar as situações sociais e históricas do processo de inclusão/excludente escolar na história de vida de um professor universitário surdo da UFPE a partir das narrativas registradas de suas memórias. Nossa fundamentação teórica está esteada na Sociologia da Educação do sociólogo Pierre Bourdieu que se notabilizou pela análise social através dos conceitos de habitus, campos e capitais totais na explicação das desigualdades sociais. Também contribuiu com nossa pesquisa os estudos do sociólogo Bernard Lahire com a base reflexiva da sociologia do indivíduo. Para as disposições metodológicas utilizamos o método da história oral que possibilitou aproximações das experiências educacionais vividas por um sujeito surdo, professor universitário. O resultado de nossa pesquisa assinalou que as pessoas desprovidas de capitais totais não atenderam ao padrão estabelecido por uma cultura estruturada por sujeitos dominantes, esses tendem a enfrentar situações de preconceitos, estereótipos e barreiras atitudinais. A partir das narrativas das memórias do processo educacional do professor universitário surdo e contrastadas pela teoria bourdiesiana, foram evidenciadas as estruturas das relações sociais, discorridas pelo movimento histórico da educação de pessoas surdas, a própria tradição educacional da “inclusão excludente”.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38243
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Ernani Nunes Ribeiro.pdf3,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons