Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38267
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VASCONCELOS, Flávia Cristina Gomes Catunda de | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Atinaê Joice da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-06T13:02:02Z | - |
dc.date.available | 2020-10-06T13:02:02Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-10 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Atinaê Joice da Silva. A formação dos professores de Química: pressupostos e tendências nos anais do Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino das Ciências (ENPEC). 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38267 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com objetivo de conhecer as contribuições que as produções acadêmicas têm promovido à formação e/ou a melhoria da atuação do professor de Química. Para sua realização, optou-se por analisar publicações apresentadas no ENPEC entre as edições VI e XI, realizadas bienalmente entre 2007 e 2017, visto que se trata de um evento que demonstra confiabilidade e reconhecimento acadêmico, utilizando como descritores de busca formação de professor e professor(es) de química. Os artigos selecionados para compor a pesquisa foram avaliados seguindo a análise de conteúdo de Bardin (2011) de forma categorial, a seleção inicial foi feita por leitura flutuante, em seguida a categorização dos que se enquadraram na temática formação dos professores de química, e por fim, a análise de suas contribuições para a melhoria na formação docente. Pretendeu-se ainda conhecer os pressupostos que permeiam a temática, para assim ser possível discutir sobre os problemas enfrentados na profissão e as tendências de pesquisas e publicações realizadas nesse âmbito. As discussões promovidas foram direcionadas tendo como fontes principais: Maldaner (2006), Tardif (2014) e Diniz-Pereira (2011) que discutem sobre os conhecimentos que permeiam a ação e a construção do profissional docente, ressaltando o importante papel da academia nessa formação. Os resultados evidenciaram maior concentração de produções direcionadas a discussões sobre a formação inicial de professores, assinalando para a importância de uma formação de qualidade para o alcance de melhorias no ensino. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ciência – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.subject | Professores – Formação | pt_BR |
dc.subject | Professores de Química | pt_BR |
dc.title | A formação dos professores de Química : pressupostos e tendências nos anais do Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino das Ciências (ENPEC) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9248621201761920 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1891314413056310 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work presents a research carried out with the objective of knowing the contributions that academic productions have promoted to the formation and / or the improvement of the performance of the Chemistry teacher. For its realization, it was decided to analyze publications presented at ENPEC between editions VI and XI, held every two years between 2007 and 2017, since it is an event that demonstrates reliability and academic recognition, using teacher training and chemistry teacher (s). The articles selected to compose the research were evaluated following the content analysis of Bardin (2011) in a categorical way, the initial selection was made by floating reading, then the categorization of those that fit the thematic training of chemistry teachers, and by finally, the analysis of their contributions to the improvement of teacher education. It was also intended to know the assumptions that permeate the theme, so that it is possible to discuss the problems faced in the profession and the trends of research and publications carried out in this context. The discussions promoted were directed with the main sources: Maldaner (2006), Tardif (2014) and Diniz-Pereira (2011) who discuss the knowledge that permeates the action and the construction of the teaching professional, highlighting the important role of the academy in this training . The results showed a greater concentration of productions directed to discussions about the initial training of teachers, pointing out the importance of quality training to achieve improvements in teaching. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Atinaê Joice da Silva Pereira.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons