Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38267
Comparte esta pagina
Título : | A formação dos professores de Química : pressupostos e tendências nos anais do Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino das Ciências (ENPEC) |
Autor : | PEREIRA, Atinaê Joice da Silva |
Palabras clave : | Ciência – Estudo e ensino; Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; Professores – Formação; Professores de Química |
Fecha de publicación : | 10-mar-2020 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | PEREIRA, Atinaê Joice da Silva. A formação dos professores de Química: pressupostos e tendências nos anais do Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino das Ciências (ENPEC). 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. |
Resumen : | Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com objetivo de conhecer as contribuições que as produções acadêmicas têm promovido à formação e/ou a melhoria da atuação do professor de Química. Para sua realização, optou-se por analisar publicações apresentadas no ENPEC entre as edições VI e XI, realizadas bienalmente entre 2007 e 2017, visto que se trata de um evento que demonstra confiabilidade e reconhecimento acadêmico, utilizando como descritores de busca formação de professor e professor(es) de química. Os artigos selecionados para compor a pesquisa foram avaliados seguindo a análise de conteúdo de Bardin (2011) de forma categorial, a seleção inicial foi feita por leitura flutuante, em seguida a categorização dos que se enquadraram na temática formação dos professores de química, e por fim, a análise de suas contribuições para a melhoria na formação docente. Pretendeu-se ainda conhecer os pressupostos que permeiam a temática, para assim ser possível discutir sobre os problemas enfrentados na profissão e as tendências de pesquisas e publicações realizadas nesse âmbito. As discussões promovidas foram direcionadas tendo como fontes principais: Maldaner (2006), Tardif (2014) e Diniz-Pereira (2011) que discutem sobre os conhecimentos que permeiam a ação e a construção do profissional docente, ressaltando o importante papel da academia nessa formação. Os resultados evidenciaram maior concentração de produções direcionadas a discussões sobre a formação inicial de professores, assinalando para a importância de uma formação de qualidade para o alcance de melhorias no ensino. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38267 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Atinaê Joice da Silva Pereira.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons