Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38314

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMEDEIROS, Ricardo Pinto de-
dc.contributor.authorSOUZA, Priscila Gonçalves Ferreira-
dc.date.accessioned2020-10-13T03:20:04Z-
dc.date.available2020-10-13T03:20:04Z-
dc.date.issued2020-06-10-
dc.identifier.citationSOUZA, Priscila Gonçalves Ferreira. Cordelizando o meu bairro: uma narrativa sobre Cajueiro Seco. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38314-
dc.description.abstractO presente trabalho “Cordelizando o meu bairro: uma narrativa sobre Cajueiro Seco” visa entender como o ensino de história referenciado na história local pode contribuir para a formação do pensamento histórico do aluno, assim como debater sobre como as contribuições dos conceitos de memória e educação patrimonial podem auxiliar uma proposição didática para o ensino de história nos anos finais do ensino fundamental. Para isso, desenvolvemos um projeto didático com os alunos dos oitavos e nonos anos do turno da tarde da Escola Municipal Professora Cândida de Andrade Maciel, localizada em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. O projeto didático mencionado está sendo apresentado em formato de cartilha como proposição de trabalho para professores que desejam fazer uso da história local em sala de aula. Dentre tantos formatos que poderíamos escolher, optamos por um projeto didático devido a sua capacidade em dar dinamismo ao processo de ensino e de aprendizagem, incentivar novas práticas pedagógicas e trabalhar temas relevantes para a comunidade que ultrapassam o currículo comum.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectHistória localpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleCordelizando o meu bairro : uma narrativa sobre Cajueiro Secopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3165645175950087pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1283820124078505pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThe present work “Cordelizando my neighborhood: a narrative about Cajueiro Seco” aims to understand how the teaching of history referenced in local history can contribute to the formation of the student's historical thought, as well as to debate how the contributions of the concepts of memory and education can assist a didactic proposition for teaching history in the final years of elementary school. To this end, we developed a didactic project with students from the eighth and ninth years of the afternoon shift at the Municipal School Professora Cândida de Andrade Maciel, located in Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. The didactic project mentioned is being presented in a booklet format as a work proposal for teachers who wish to make use of local history in the classroom. Among so many formats that we could choose from, we opted for a didactic project due to its ability to give dynamism to the teaching and learning process, to encourage new pedagogical practices and to work on themes relevant to the community that go beyond the common curriculum.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Priscila Gonçalves Ferreira Souza.pdf5,7 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons