Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38314
Share on
Title: | Cordelizando o meu bairro : uma narrativa sobre Cajueiro Seco |
Authors: | SOUZA, Priscila Gonçalves Ferreira |
Keywords: | História – Estudo e ensino; Memória; Identidade; História local; Aprendizagem; Ensino fundamental |
Issue Date: | 10-Jun-2020 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | SOUZA, Priscila Gonçalves Ferreira. Cordelizando o meu bairro: uma narrativa sobre Cajueiro Seco. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | O presente trabalho “Cordelizando o meu bairro: uma narrativa sobre Cajueiro Seco” visa entender como o ensino de história referenciado na história local pode contribuir para a formação do pensamento histórico do aluno, assim como debater sobre como as contribuições dos conceitos de memória e educação patrimonial podem auxiliar uma proposição didática para o ensino de história nos anos finais do ensino fundamental. Para isso, desenvolvemos um projeto didático com os alunos dos oitavos e nonos anos do turno da tarde da Escola Municipal Professora Cândida de Andrade Maciel, localizada em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. O projeto didático mencionado está sendo apresentado em formato de cartilha como proposição de trabalho para professores que desejam fazer uso da história local em sala de aula. Dentre tantos formatos que poderíamos escolher, optamos por um projeto didático devido a sua capacidade em dar dinamismo ao processo de ensino e de aprendizagem, incentivar novas práticas pedagógicas e trabalhar temas relevantes para a comunidade que ultrapassam o currículo comum. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38314 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Priscila Gonçalves Ferreira Souza.pdf | 5,7 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License