Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38435

Compartilhe esta página

Título: Elucidando a identidade das girafas no Brasil : uma abordagem molecular multiloci como ferramenta norteadora para a conservação ex-situ das espécies
Autor(es): FALKOWSKI, Marina de Souza Santos
Palavras-chave: Animais de zoológico; Genética animal; Zoologia – Classificação
Data do documento: 28-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FALKOWSKI, Marina de Souza Santos. Elucidando a identidade das girafas no Brasil: uma abordagem molecular multiloci como ferramenta norteadora para a conservação ex-situ das espécies. 2020. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Inicialmente, apenas uma espécie de girafa (Giraffa camelopardalis) e até onze subespécies eram taxonomicamente reconhecidas. No entanto, um estudo genético recente evidenciou a existência de 4 espécies distintas – G. camelopardalis, G. reticulata, G. giraffa e G. tippelskirchi – e 5 subespécies. Incluídas na Lista Vermelha Internacional de espécies ameaçadas como vulneráveis devido ao seu crescente declínio populacional, estão entre os primeiros animais a serem mantidos em zoológicos. Uma vez que o principal objetivo do manejo das populações de animais em cativeiro é a manutenção da diversidade genética, existe a necessidade de os zoológicos adequarem seus planejamentos reprodutivos e programas de conservação a esta classificação, a fim de evitar hibridização e serem autossustentáveis, contribuindo futuramente para a conservação in situ. Desta maneira, o presente estudo teve como objetivo central a identificação das espécies de girafa residentes nos zoológicos brasileiros através de uma abordagem molecular e morfológica. Para isso, foram obtidos fragmentos dos marcadores mitocondriais Citocromo b (Ctyb), Região controle e Citocromo Oxidase subunidade I (COI). Sequências adicionais destes marcadores, disponíveis na plataforma NCBI/GenBank, foram adicionadas ao banco de dados. Para Ctyb e região controle, os dados foram concatenados e testados perante árvores bayesianas, redes haplotípicas e análises tradicionais de genética populacional. Para COI, uma abordagem moderna de delimitação molecular de espécies foi implementada. A análise morfológica foi feita a partir de fotos dos padrões de pelagem de cada indivíduo, comparando com os padrões encontrados na natureza. Os resultados para os dados concatenados e morfologia indicam a ocorrência de duas espécies nos zoológicos brasileiros, assim como os resultados de COI corroboram os achados dos outros marcadores. Além disso são observadas nas árvores bayesianas incongruências nos clados de Giraffa giraffa e Giraffa camelopardalis que podem estar relacionadas a diversidade escondida nessas duas espécies. Esses dados fornecem subsídios genéticos para a elaboração de planos de manejo para a população de girafa nos zoológicos brasileiros.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38435
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Biologia Animal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marina de Souza Santos Falkowski.pdf3,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons