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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38442

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorWEBER, Silke-
dc.contributor.authorNÓBREGA, Gabriela Carvalho da-
dc.date.accessioned2020-10-26T17:39:19Z-
dc.date.available2020-10-26T17:39:19Z-
dc.date.issued2019-09-09-
dc.identifier.citationNÓBREGA, Gabriela Carvalho da. Dispositivos pedagógicos do empreendedorismo: a construção de uma experiência de si empreendedora em escolas do ensino médio em Pernambuco. 2019. Tese (Doutorado em Sociologia, Recife) – Universidade Federal de Pernambuco, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38442-
dc.descriptionNÓBREGA, Gabriela Carvalho da​, também é conhecida em citações bibliográficas por: ​CARVALHO, Gabrielapt_BR
dc.description.abstractEsta tese teve como objetivo analisar dispositivos pedagógicos emergentes da inserção do empreendedorismo no currículo obrigatório do Ensino Médio das escolas públicas estaduais de Pernambuco. Tal proposição estava ancorada em uma abordagem pós-estruturalista, particularmente às reflexões de Michel Foucault, Pierre Dardot e Christian Laval acerca do neoliberalismo como um modo de governamentalidade, ou seja, um entrelaçamento de artifícios, artefatos e discursos que ultrapassa a esfera da política econômica, generalizando o modelo empresa para todas as esferas da vida social e o modo empreendedor de ser como única forma possível de sobreviver em uma sociedade empresarial. Recorremos à análise bibliográfica e documental, assim como à coleta de dados por meio de observações diretas em Escolas de Referências em Ensino Médio do Programa de Educação Integral, seguida de entrevistas com estudantes e docentes das mesmas instituições. Observamos que a inserção curricular do empreendedorismo, de fato, acompanha um processo de “empresariamento” da sociedade evidente no Brasil, sobretudo, desde a década de 1990, com a adoção de técnicas da gestão privada na administração pública (gerencialismo) e na ênfase crescente na importância de uma educação para o empreendedorismo que, iniciada no Ensino Superior, chegou às primeiras séries da Educação Básica, movimento que desloca os aspectos do comportamento empreendedor do centro das estratégias de sucesso empresarial para torná-las o comportamento humano por excelência, necessário para qualquer indivíduo bem viver, ideias bem sintetizadas na Pedagogia Empreendedora de Fernando Dolabela. Tomando por base a proposta analítica de Jorge Larrosa para investigar dispositivos pedagógicos, categorizamos os dispositivos pedagógicos do empreendedorismo em cinco grupos: a) atividades de autoconhecimento (Tabela FOFA, Roda da Vida); b) exercícios de autonarrativa (currículo profissional); c) técnicas de julgamentos de si e dos outros (“estudos de caso”); d) exercícios de performance profissional (Feira de Profissões e Feira de Empreendedorismo); e f) Projetos de Vida. A partir daí, concluímos que esses dispositivos pedagógicos do empreendedorismo engendram experiências de si inscritas em um regime de visibilidade onde o sujeito se enxerga, principalmente, a partir de suas habilidades e limitações para o exercício profissional, cujo sucesso começa a se inscrever no centro de um projeto de vida. Os dispositivos estimulam o desenvolvimento do indivíduo à imagem do/a empreendedor de sucesso, configurando a transfiguração do indivíduo à sua semelhança como uma nova estratégia de “salvação da alma”. Tal efeito de verdade arrefece a dimensão socioeconômica e cultural que envolve o sucesso profissional, isola o indivíduo e amplia sua autorresponsabilização. Por fim, identificamos também contracondutas emergentes no âmbito escolar, centradas na ação coletiva, no exercício da empatia e o debate de ideias, que despontam como alternativas aos efeitos individualizantes dos dispositivos pedagógicos do empreendedorismo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectCurrículos – Mudançapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleDispositivos pedagógicos do empreendedorismo : a construção de uma experiência de si empreendedora em escolas do ensino médio em Pernambucopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9107345684622939pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2168457966116912pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxThis thesis aimed at analyzing emergent pedagogical devices from the adoption of Entrepreneurship as a high school’s mandatory school subject in the state of Pernambuco, Brazil. The assumption that new devices were created is based on a post-structuralist approach, especially in Michel Foucault, Pierre Dardot and Christian Laval’ works on neoliberalism as a model of governamentality, that is, an intertwining of artifices, artifacts and discourses that surpass economic politics, generalizing the enterprise model to all spheres of social life and the entrepreneur behaviour as the only possible way to survive in a corporation oriented society. We resorted to bibliographic and document analysis, as well as data collection through direct observation at schools involved in the Integral Education Program, followed by interviews with students and teachers from said institutions. We observed that the introduction of entrepreneurship is preceded by entrepreneurial regulation devices throughout society, especially since the 1990s, by the adoption of private company management techniques in the public administration (managerialism) and the growing emphasis on education for entrepreneurship in Brazil, which made its way from higher education towards the earliest years of schooling. Such movement displaces the aspects of entrepreneur behavior which previously lay at the center of corporate success strategies to make them the human behavior par excellence, ideas well synthesized in Fernando Dolabela’s enterprising pedagogy. Based on Jorge Larrosa’s analytical framework to investigate pedagogical devices, we classified the entrepreneurship pedagogical devices in five groups: a) self-awareness activities (FOFA Table, Roda da Vida); b) self-narrative exercises (resume); c) techniques for judging oneself and others (“case studies”); d) professional performance exercises (Job Fair e Entrepreneurship Fair); and e) life projects. From there, we concluded that such entrepreneurial pedagogical devices engender self-observing experiences inscribed in a perception standpoint where the subject sees themselves, above all else, based off their professionally relevant skills and limitations, and in which success in that field starts to become the center of a life project. The devices stimulate the individual’s development in light of the successful entrepreneur, configuring the transfiguration of that individual into this character’s likeness as a new “soul salvation” strategy. That effect dampens the cultural and socioeconomic dimensions that envelop professional success, isolates the individual and promotes selfresponsibilization. In the end, we also identified emerging (counter) conducts in the context of schools, centered around collective action, empathy exercises and debate, which protrude as alternatives to the individualizing effects of the entrepreneurship pedagogical devices.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Sociologia

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