Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38510

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Brenda Carlos de-
dc.contributor.authorCACHO, Mylenna Vieira-
dc.date.accessioned2020-11-06T18:29:01Z-
dc.date.available2020-11-06T18:29:01Z-
dc.date.issued2020-07-06-
dc.identifier.citationCACHO, Mylenna Vieira. O silêncio revelador em Os Brutos e a Ficção Regionalista de 30. 2020. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38510-
dc.description.abstractO romance do Modernismo do Rio Grande do Norte (RN) tem como destaque o escritor currais-novense José Bezerra Gomes cuja obra de maior repercussão, Os Brutos (1938), apresenta, diante de uma franca expansão da produção do ciclo do algodão no Seridó, silêncios que, se por um lado, são encobertos por discursos hegemônicos, por outro, desestruturam paradigmas difundidos por um grupo para se manter no poder. Diante disso, esta tese apresenta como objetivo central refletir sobre as vozes sociais silenciadas na referida produção literária, no contexto do Regionalismo de 30, comparando-as com outras encontradas em Vidas Secas (1938), de Graciliano Ramos, e O Quinze (1930), de Rachel de Queiroz. Nessa perspectiva, têm-se como objetivos específicos: analisar as relações entre teorias do romance moderno, percebendo categorias como o herói, a dimensão dialógica, o Regionalismo de 30 na Literatura Brasileira e a dialética entre a tradição e o moderno; compreender o Modernismo no RN, observando o contexto econômico e de produção cultural do romance potiguar em análise; perceber as vozes sociais estereotipadas por uma elite conservadora na região Nordeste, confrontando elementos estruturantes e temáticos entre o livro bezerriano com os dois cânones regionalistas supracitados. A pesquisa insere-se no escopo da Literatura Comparada, com abordagem qualitativa e procedimento metodológico bibliográfico, com apreensão das análises nos postulados teóricos do Círculo de Bakhtin, particularmente, ao que se refere à concepção dialógica da linguagem, cronotopo e vozes sociais, bem como nos estudos sobre o Regionalismo de 30, fundamentado em Antonio Candido, reportando-se ao método materialista dialético-literário, embasado pelo pensamento marxista, com reflexões de base sócio-histórica. O resultado deste estudo revela que o silêncio das vozes sociais em Os Brutos é provocado por um sistema de exploração em que sujeitos são mantidos nas margens do tempo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectOs Brutospt_BR
dc.subjectCiclo do algodãopt_BR
dc.subjectRegionalismo de 30pt_BR
dc.subjectVozes sociaispt_BR
dc.titleO silêncio revelador em Os Brutos e a Ficção Regionalista de 30pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5604426085322960pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3020775163633086pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThe novel in the Rio Grande do Norte Modernism has as its great representatives the writer José Bezerra Gomes, from Currais Novos, whose work of great repercussion, Os Brutos (1938), written during a great expansion of the cotton cycle production in the Seridó region, presents silences that, if on one hand, are covered up by hegemonic discourses, on the other, disrupt paradigms spread by a group which intended to remain in the ruling power at the time. Thus, the central objective of this research is to reflect on the social silenced voices in the referred literary production, in the context of the 30’s Regionalism, comparing them with others voices found in Vidas Secas (1938), by Graciliano Ramos, and O Quinze (1930), by Rachel de Queiroz. From that perspective, the specific objectives of this work are: to analyze the relationships between theories of the modern novel, perceiving categories such as the hero, the dialogical dimension, the 30’s Regionalism in Brazilian Literature and the dialectic between tradition and modernity; to understand Modernism in RN, observing the economic and cultural production context of the regional novel under analysis; to perceive the social voices stereotyped by a conservative elite in the Northeast region, confronting structural and thematic elements between José Bezerra Gomes’ book and the two other regionalist writers mentioned. The research falls within the scope of Comparative Literature, with a qualitative approach and a bibliographic methodological procedure, apprehending the analyzes of the theoretical postulates from the Circle of Bakhtin, particularly regarding the dialogical conception of language, chronotope and social voices, as well as in the studies on Regionalism of 30, based on Antonio Candido, referring to the dialectical-literary materialist method, based on Marxist thought, with reflections of socio-historical basis. The result of this research reveals that the silence of social voices in Os Brutos is caused by a system of exploitation in which subjects are kept on the margins of time.pt_BR
dc.description.abstractxLa novela del Modernismo en Rio Grande do Norte (RN) es destacada por el escritor de la ciudad de Currais Novos, José Bezerra Gomes, cuyo trabajo de mayor repercusión, Os Brutos, presenta, ante una franca expansión de la producción del ciclo del algodón en Seridó, silencios que, si por un lado, están cubiertos por discursos hegemónicos, por otro, perturban los paradigmas difundidos por un grupo para permanecer en el poder. En vista de esto, esta tesis tiene como objetivo central reflexionar sobre las voces sociales silenciadas en la producción literaria, en el contexto del Regionalismo de 30, comparándolas con otras encontradas en Vidas Secas (1938), por Graciliano Ramos y O Quinze (1930), por Rachel de Queiroz. En esta perspectiva, los objetivos específicos son: analizar las relaciones entre las teorías de la novela moderna, percibiendo categorías como el héroe, la dimensión dialógico, el regionalismo de los 30 en la literatura brasileña y la dialéctica entre la tradición y lo moderno; comprender el modernismo en RN, observando el contexto económico y de producción cultural de la novela en análisis; percibir las voces sociales estereotipadas por una elite conservadora en la región Noreste, confrontando elementos estructurales y temáticos entre el libro del autor José Bezerra Gomes con los dos cánones regionalistas mencionados anteriormente. La investigación cae dentro del alcance de la Literatura Comparada, con enfoque cualitativo y procedimiento metodológico bibliográfico, con la comprensión de los análisis en los postulados teóricos del Círculo de Bakhtin, particularmente, con respecto a la concepción dialógica del lenguaje, cronotopo y voces sociales, utilizando el método materialista dialéctico-literario, así como en los estudios sobre Regionalismo de los años 30, basados en Antonio Candido, en referencia al método materialista dialéctico-literario, basado en el pensamiento marxista, con reflexiones de base sociohistórica. El resultado de este estudio revela que el silencio de las voces sociales en Os Brutos es causado por un sistema de explotación en el que los sujetos se mantienen al margen del tiempo.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Teoria da Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Mylenna Vieira Cacho.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons