Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38516

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorJERÔNIMO, Taciana de Barros-
dc.contributor.authorTAVARES, Daniela Lira-
dc.date.accessioned2020-11-09T10:41:18Z-
dc.date.available2020-11-09T10:41:18Z-
dc.date.issued2020-07-10-
dc.identifier.citationTAVARES, Daniela Lira. Estudo da aprendizagem na rotina de contratação de serviços da Superintendência de Infraestrutura da UFPE após a Instrução Normativa 05 de 2017 do Ministério do Planejamento. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38516-
dc.description.abstractEm decorrência da Instrução Normativa 05/2017 da SEGES/MP, a rotina de contratações de serviços da Superintendência de Infraestrutura da Universidade Federal de Pernambuco sofreu alterações, gerando a necessidade de aprendizagem dos servidores para sua aplicação aos processos. Diante deste contexto, o objetivo do presente estudo foi compreender como ocorre a aprendizagem dos integrantes das equipes de planejamento das contratações da SINFRA da UFPE na rotina de contratação de serviços após as exigências da IN nº 05/2017 da SEGES/MP. Para alcançá-lo optou-se pelo estudo de caso qualitativo, mediante análise de conteúdo categorial dos dados coletados em documentos, observação da pesquisadora e entrevistas semi-estruturadas, aplicadas a dez servidores que compõem equipes de planejamento das contratações de serviços na SINFRA/UFPE. Da análise dos dados foi possível identificar que na SINFRA as formas predominantes de aquisição do conhecimento ocorrem por iniciativa própria, com pesquisas em processos anteriores e de outras Instituições, legislação, seguindo modelos de documentos já adotados e pela troca de informações e experiências com colegas, portanto, o aprendizado ocorre na prática das atividades. Como achado do estudo, identificou-se um questionamento à atuação da gestão, que por não formalizar a rotina em fluxogramas, nem padronizar a interpretação da norma, enseja dificuldades no desenvolvimento das atividades nessa rotina. Diante dessas constatações acredita-se que o trabalho contribuiu com informações que poderão auxiliar a gestão da UFPE em busca de maior eficiência para suas contratações.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSocialização do conhecimentopt_BR
dc.subjectRotinapt_BR
dc.titleEstudo da aprendizagem na rotina de contratação de serviços da Superintendência de Infraestrutura da UFPE após a Instrução Normativa 05 de 2017 do Ministério do Planejamentopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9274817508440445pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2020621017959518pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracao - Profissionalpt_BR
dc.description.abstractxAs a result of Normative Instruction 05/2017 of SEGES / MP, the service contracting routine of the Infrastructure Superintendence of the Federal University of Pernambuco has undergone changes, generating the need for the servers to learn how to apply it to the processes. Given this context, the objective of the present study was to understand how the members of the planning teams of UFPE's SINFRA contracting learn in the routine of contracting services after the requirements of IN No. 05/2017 of SEGES / MP. To achieve this, a qualitative case study was chosen, through analysis of the categorical content of the data collected in documents, observation of the researcher and semi-structured interviews, applied to ten servers that make up teams for planning the hiring of services at SINFRA / UFPE . From the data analysis it was possible to identify that in SINFRA the predominant forms of knowledge acquisition occur on their own initiative, with research in previous processes and from other institutions, legislation, following models of documents already adopted and by the exchange of information and experiences with colleagues, therefore, learning occurs in the practice of activities. As a finding of the study, a questioning was identified regarding the performance of management, which, because it does not formalize the routine in flowcharts, nor standardize the interpretation of the norm, creates difficulties in the development of activities in this routine. In view of these findings, it is believed that the work contributed with information that could help UFPE's management in search of greater efficiency for their hiring.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Daniela Lira Tavares.pdf1,68 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons