Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38516

Comparte esta pagina

Título : Estudo da aprendizagem na rotina de contratação de serviços da Superintendência de Infraestrutura da UFPE após a Instrução Normativa 05 de 2017 do Ministério do Planejamento
Autor : TAVARES, Daniela Lira
Palabras clave : Aprendizagem; Socialização do conhecimento; Rotina
Fecha de publicación : 10-jul-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : TAVARES, Daniela Lira. Estudo da aprendizagem na rotina de contratação de serviços da Superintendência de Infraestrutura da UFPE após a Instrução Normativa 05 de 2017 do Ministério do Planejamento. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : Em decorrência da Instrução Normativa 05/2017 da SEGES/MP, a rotina de contratações de serviços da Superintendência de Infraestrutura da Universidade Federal de Pernambuco sofreu alterações, gerando a necessidade de aprendizagem dos servidores para sua aplicação aos processos. Diante deste contexto, o objetivo do presente estudo foi compreender como ocorre a aprendizagem dos integrantes das equipes de planejamento das contratações da SINFRA da UFPE na rotina de contratação de serviços após as exigências da IN nº 05/2017 da SEGES/MP. Para alcançá-lo optou-se pelo estudo de caso qualitativo, mediante análise de conteúdo categorial dos dados coletados em documentos, observação da pesquisadora e entrevistas semi-estruturadas, aplicadas a dez servidores que compõem equipes de planejamento das contratações de serviços na SINFRA/UFPE. Da análise dos dados foi possível identificar que na SINFRA as formas predominantes de aquisição do conhecimento ocorrem por iniciativa própria, com pesquisas em processos anteriores e de outras Instituições, legislação, seguindo modelos de documentos já adotados e pela troca de informações e experiências com colegas, portanto, o aprendizado ocorre na prática das atividades. Como achado do estudo, identificou-se um questionamento à atuação da gestão, que por não formalizar a rotina em fluxogramas, nem padronizar a interpretação da norma, enseja dificuldades no desenvolvimento das atividades nessa rotina. Diante dessas constatações acredita-se que o trabalho contribuiu com informações que poderão auxiliar a gestão da UFPE em busca de maior eficiência para suas contratações.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38516
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Daniela Lira Tavares.pdf1,68 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons