Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38529

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFALCÃO, Lúcia-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Rodrigo Mendonça do-
dc.date.accessioned2020-11-09T12:27:30Z-
dc.date.available2020-11-09T12:27:30Z-
dc.date.issued2020-04-22-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Rodrigo Mendonça do. O Teatro do Oprimido como ferramenta para o ensino de História de Temas Sensíveis. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38529-
dc.descriptionNASCIMENTO, Rodrigo Mendonça do, também é conhecido em citações bibliográficas por: MENDONÇA, RODRIGO Npt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação objetiva debater as possibilidades que o Teatro do Oprimido de Augusto Boal pode oferecer como ferramenta para o ensino da História. Problematizamos o ensino de História e seus objetivos pedagógicos - como a formação dos educandos para o exercício da autonomia e da cidadania - tendo em vista a construção de narrativas que considerem a questão do tema sensível, do corpo na narrativa histórica, bem como conceitos tais quais memória, silêncio, empatia e experiência. Nosso desígnio, além de analisar o jogo no ensino da História - mais especificamente o jogo teatral -, é oferecer uma oficina de jogos teatrais para ser utilizada no processo de ensino-aprendizagem da História por seus profissionais. Tal oficina deve ser capaz de contribuir para uma formação ética e estética capaz de sensibilizar os estudantes da Educação Básica para o exercício e defesa dos espaços, gestos e práticas democráticas da sociedade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccess*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTeatro do Oprimidopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.titleO Teatro do Oprimido como ferramenta para o ensino de História de Temas Sensíveispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5123886089488909pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5667594441132627pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation aims to discuss the possibilities that Augusto Boal's Theater of the Oppressed can offer as a tool for teaching history. In this way, we problematize the teaching of history and its pedagogical objectives such as the training of students to exercise Autonomy and Citizenship, with a view to the construction of narratives in the teaching of history that take into account the issue of the sensitive theme, the body in historical narrative and concepts such as memory, silence, empathy and experience. Our aim, in addition to analyzing the game in teaching history, more specifically the theatrical game, is to offer a Theater Games Workshop to be used in the teaching-learning process of history by its professionals that contributes to an ethical and aesthetic formation capable of sensitize Basic Education students to exercise and defend society's democratic spaces, gestures and practices.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Rodrigo Mendonça do Nascimento.pdf1,49 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons