Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38529
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FALCÃO, Lúcia | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Rodrigo Mendonça do | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-09T12:27:30Z | - |
dc.date.available | 2020-11-09T12:27:30Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-22 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Rodrigo Mendonça do. O Teatro do Oprimido como ferramenta para o ensino de História de Temas Sensíveis. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38529 | - |
dc.description | NASCIMENTO, Rodrigo Mendonça do, também é conhecido em citações bibliográficas por: MENDONÇA, RODRIGO N | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação objetiva debater as possibilidades que o Teatro do Oprimido de Augusto Boal pode oferecer como ferramenta para o ensino da História. Problematizamos o ensino de História e seus objetivos pedagógicos - como a formação dos educandos para o exercício da autonomia e da cidadania - tendo em vista a construção de narrativas que considerem a questão do tema sensível, do corpo na narrativa histórica, bem como conceitos tais quais memória, silêncio, empatia e experiência. Nosso desígnio, além de analisar o jogo no ensino da História - mais especificamente o jogo teatral -, é oferecer uma oficina de jogos teatrais para ser utilizada no processo de ensino-aprendizagem da História por seus profissionais. Tal oficina deve ser capaz de contribuir para uma formação ética e estética capaz de sensibilizar os estudantes da Educação Básica para o exercício e defesa dos espaços, gestos e práticas democráticas da sociedade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | * |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Teatro do Oprimido | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.title | O Teatro do Oprimido como ferramenta para o ensino de História de Temas Sensíveis | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5123886089488909 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5667594441132627 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA) | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation aims to discuss the possibilities that Augusto Boal's Theater of the Oppressed can offer as a tool for teaching history. In this way, we problematize the teaching of history and its pedagogical objectives such as the training of students to exercise Autonomy and Citizenship, with a view to the construction of narratives in the teaching of history that take into account the issue of the sensitive theme, the body in historical narrative and concepts such as memory, silence, empathy and experience. Our aim, in addition to analyzing the game in teaching history, more specifically the theatrical game, is to offer a Theater Games Workshop to be used in the teaching-learning process of history by its professionals that contributes to an ethical and aesthetic formation capable of sensitize Basic Education students to exercise and defend society's democratic spaces, gestures and practices. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rodrigo Mendonça do Nascimento.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons