Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38529
Share on
Title: | O Teatro do Oprimido como ferramenta para o ensino de História de Temas Sensíveis |
Authors: | NASCIMENTO, Rodrigo Mendonça do |
Keywords: | História – Estudo e ensino; Teatro do Oprimido; Aprendizagem; Cidadania; Autonomia |
Issue Date: | 22-Apr-2020 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | NASCIMENTO, Rodrigo Mendonça do. O Teatro do Oprimido como ferramenta para o ensino de História de Temas Sensíveis. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | A presente dissertação objetiva debater as possibilidades que o Teatro do Oprimido de Augusto Boal pode oferecer como ferramenta para o ensino da História. Problematizamos o ensino de História e seus objetivos pedagógicos - como a formação dos educandos para o exercício da autonomia e da cidadania - tendo em vista a construção de narrativas que considerem a questão do tema sensível, do corpo na narrativa histórica, bem como conceitos tais quais memória, silêncio, empatia e experiência. Nosso desígnio, além de analisar o jogo no ensino da História - mais especificamente o jogo teatral -, é oferecer uma oficina de jogos teatrais para ser utilizada no processo de ensino-aprendizagem da História por seus profissionais. Tal oficina deve ser capaz de contribuir para uma formação ética e estética capaz de sensibilizar os estudantes da Educação Básica para o exercício e defesa dos espaços, gestos e práticas democráticas da sociedade. |
Description: | NASCIMENTO, Rodrigo Mendonça do, também é conhecido em citações bibliográficas por: MENDONÇA, RODRIGO N |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38529 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rodrigo Mendonça do Nascimento.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License