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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38549

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dc.contributor.advisorSANTANA JÚNIOR, Célio Andrade de-
dc.contributor.authorNUNES, Amanda Maria de Almeida-
dc.date.accessioned2020-11-09T18:24:13Z-
dc.date.available2020-11-09T18:24:13Z-
dc.date.issued2020-02-13-
dc.identifier.citationNUNES, Amanda Maria de Almeida. Máquinas sociais e desinformação em rede: o papel das entidades de software na formação de opinião na internet. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38549-
dc.descriptionSANTANA JÚNIOR, Célio Andrade de​, também é conhecido em citações bibliográficas por: ​SANTANA, Célio Andrade dept_BR
dc.description.abstractApresenta o contexto atual, onde máquinas sociais participam do processo de desinformação na Web, influenciando o debate através do compartilhamento massivo de informações inverídicas, enviesadas ou distorcidas. O objetivo deste trabalho é analisar a participação das máquinas sociais (software) no processo de desinformação que ocorre nesse ambiente, em que já são suficientemente autônomas para elaborar estratégias próprias, com a finalidade de atingir suas metas. O método da pesquisa é um estudo de caso, para tanto destaca-se o contexto das eleições brasileiras de 2018, onde observa-se a participação das máquinas sociais na propagação da desinformação que trouxe repercussões à sociedade. Desta forma, verifica-se que as máquinas sociais vêm sendo utilizadas para disseminar informações neste contexto, observando-se que através do acesso a grande quantidade de informação (big data), tais máquinas estão sendo mais seletivas e efetivas no processo de desinformação. Ressalta-se que a influência promovida pelas máquinas pode acontecer de forma localizada, sugerindo o comportamento de uma pessoa ou até mesmo, em eventos maiores como as eleições e os debates sociais, que atinjam grande repercussão nas redes sociais virtuais. Conclui-se que, com a ampliação da adoção da Internet no cotidiano das pessoas, cada vez mais as máquinas sociais farão a seleção/curadoria do conteúdo a ser apresentado aos usuários e, consequentemente, o aumento da exposição dos mesmos a informações que expõem as pessoas a situações que desencadeiam processos de desinformação, deve-se considerar também a especialização dessas ferramentas e a sua sofisticação no processo de desinformar, induzindo comportamentos através das mensagens que dissemina, iniciando um poderoso processo de manipulação em contextos políticos, econômicos ou sociais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMáquinas sociaispt_BR
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectNotícias falsaspt_BR
dc.titleMáquinas sociais e a desinformação em rede : o papel das entidades de software na formação de opinião na internetpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0753329782975968pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3656327420806840pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Informacaopt_BR
dc.description.abstractxIt presents the current context, where social machines participate in the process of disinformation on the web, influencing the debate through the massive sharing of untrue, biased or distorted information. The objective of this work is to analyze the participation of social machines (software) in the disinformation process that occurs in this environment in which they are already sufficiently autonomous to develop their own strategies in order to achieve their goals. The research method is a case study, therefore, the context of the Brazilian elections of 2018 stands out, where the participation of social machines in the propagation of the disinformation that has had repercussions on society is observed. Thus, it appears that social machines have been used to disseminate information in this context, observing that through access to a large amount of information (big data), such machines are being more selective and effective in the disinformation process. It is noteworthy that, the influence promoted by the machines can happen in a localized way, suggesting a person's behavior or even in larger events such as elections and social debates that reach great repercussions in virtual social networks. It is concluded that, with the expansion of the adoption of the Internet in people's daily lives, more and more social machines will make the selection / curation of the content to be presented to users and, consequently, their exposure to information that exposes people to situations that trigger disinformation processes, the specialization of these tools and their sophistication in the disinformation process must also be considered, inducing behaviors through the messages it disseminates, initiating a powerful manipulation process in political, economic or social contexts.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

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