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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38549

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Title: Máquinas sociais e a desinformação em rede : o papel das entidades de software na formação de opinião na internet
Authors: NUNES, Amanda Maria de Almeida
Keywords: Máquinas sociais; Desinformação; Notícias falsas
Issue Date: 13-Feb-2020
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: NUNES, Amanda Maria de Almeida. Máquinas sociais e desinformação em rede: o papel das entidades de software na formação de opinião na internet. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Apresenta o contexto atual, onde máquinas sociais participam do processo de desinformação na Web, influenciando o debate através do compartilhamento massivo de informações inverídicas, enviesadas ou distorcidas. O objetivo deste trabalho é analisar a participação das máquinas sociais (software) no processo de desinformação que ocorre nesse ambiente, em que já são suficientemente autônomas para elaborar estratégias próprias, com a finalidade de atingir suas metas. O método da pesquisa é um estudo de caso, para tanto destaca-se o contexto das eleições brasileiras de 2018, onde observa-se a participação das máquinas sociais na propagação da desinformação que trouxe repercussões à sociedade. Desta forma, verifica-se que as máquinas sociais vêm sendo utilizadas para disseminar informações neste contexto, observando-se que através do acesso a grande quantidade de informação (big data), tais máquinas estão sendo mais seletivas e efetivas no processo de desinformação. Ressalta-se que a influência promovida pelas máquinas pode acontecer de forma localizada, sugerindo o comportamento de uma pessoa ou até mesmo, em eventos maiores como as eleições e os debates sociais, que atinjam grande repercussão nas redes sociais virtuais. Conclui-se que, com a ampliação da adoção da Internet no cotidiano das pessoas, cada vez mais as máquinas sociais farão a seleção/curadoria do conteúdo a ser apresentado aos usuários e, consequentemente, o aumento da exposição dos mesmos a informações que expõem as pessoas a situações que desencadeiam processos de desinformação, deve-se considerar também a especialização dessas ferramentas e a sua sofisticação no processo de desinformar, induzindo comportamentos através das mensagens que dissemina, iniciando um poderoso processo de manipulação em contextos políticos, econômicos ou sociais.
Description: SANTANA JÚNIOR, Célio Andrade de​, também é conhecido em citações bibliográficas por: ​SANTANA, Célio Andrade de
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38549
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

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