Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38573

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorTEIXEIRA, Francimar Martins-
dc.contributor.authorBARROS, Winnie Gomes da Silva-
dc.date.accessioned2020-11-10T17:37:14Z-
dc.date.available2020-11-10T17:37:14Z-
dc.date.issued2020-03-09-
dc.identifier.citationBARROS, Winnie Gomes da Silva. Internacionalização da Amazônia: concepções dos futuros professores. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38573-
dc.descriptionBARROS, Winnie Gomes da Silva​, também é conhecida em citações bibliográficas por: ​SILVA, Winnie Gomes dapt_BR
dc.description.abstractA internacionalização consiste na disputa pela soberania compartilhada de um determinado território. Assim, ao abordarmos sobre a internacionalização da Amazônia, significa que há um “jogo” político de países desenvolvidos, interessados na gerência territorial amazônica. O presente estudo teve como objetivo entender as concepções dos licenciandos de Biologia, Geografia e Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) acerca da internacionalização da Amazônia. A pesquisa realizou entrevistas com 12 estudantes finalistas dos cursos de licenciaturas em Geografia, Pedagogia e Ciências Biológicas, distribuídos num total de 6 estudantes da UFAM e 6 estudantes da UFPE. A análise do corpus empírico teve como proposta a análise de conteúdo do tipo categorial (BARDIN, 2011). O estudo identificou quatro categorias: Amazônia Comercial: é compreendida pelo interesse econômico de outros países nos recursos amazônicos; Amazônia Responsável: a região é entendida como responsável pelo equilíbrio climático do planeta; Amazônia Protegida: deve ser defendida contra o desmatamento, extração ilegal de madeira e biopirataria; Educação Amazônica: é necessário desenvolver atividades de educação ambiental sobre as populações amazônicas, bem como a sua cultural local. Em suma, quando os estudantes pensam na Amazônia do ponto de vista da internacionalização, entende-a sob o ângulo econômico e político, os quais tem como tema central as características biofísicas da região.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAmazônia Brasileirapt_BR
dc.subjectMeio Ambiente - Educaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes – Licenciaturas - Brasilpt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleInternacionalização da Amazônia : concepções dos futuros professorespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3185895137252047pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3496051954346908pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe internationalization consists of the dispute for the shared sovereignty of a given territory. Thus, when addressing the Amazon internationalization, it means that there is a political “game” of developed countries, interested in the Amazon territorial management. The present study aimed to understand the concepts of undergraduate Biology, Geography and Pedagogy, from the Federal University of Amazonas (UFAM) and Federal University of Pernambuco (UFPE), about the Amazon internationalization. The research conducted an interview with 12 finalist students of the undergraduate courses in Geography, Pedagogy and Biological Sciences, distributed in a total of 6 students from UFAM and 6 students from UFPE. The analysis of the empirical corpus proposed the analysis of content of the categorical type (BARDIN, 2011). The study identified four categories: Comercial Amazon, it is understood by the economic interest of other countries in the Amazon resources; Responsible Amazon, the region is understood to be responsible for the planet's climatic balance; Protected Amazon, must be defended against deforestation, illegal logging and biopiracy; Amazonian Education, it is necessary to develop environmental education activities about the Amazonian populations, as well as, their local culture. When students think of the Amazon, from the point of view of internationalization, it is understood from an economic and political angle, which dialogue with the biophysical characteristics of the region.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Winnie Gomes da Silva Barros.pdf2,22 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons