Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38573

Compartilhe esta página

Título: Internacionalização da Amazônia : concepções dos futuros professores
Autor(es): BARROS, Winnie Gomes da Silva
Palavras-chave: Amazônia Brasileira; Meio Ambiente - Educação; Estudantes – Licenciaturas - Brasil; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 9-Mar-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BARROS, Winnie Gomes da Silva. Internacionalização da Amazônia: concepções dos futuros professores. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: A internacionalização consiste na disputa pela soberania compartilhada de um determinado território. Assim, ao abordarmos sobre a internacionalização da Amazônia, significa que há um “jogo” político de países desenvolvidos, interessados na gerência territorial amazônica. O presente estudo teve como objetivo entender as concepções dos licenciandos de Biologia, Geografia e Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) acerca da internacionalização da Amazônia. A pesquisa realizou entrevistas com 12 estudantes finalistas dos cursos de licenciaturas em Geografia, Pedagogia e Ciências Biológicas, distribuídos num total de 6 estudantes da UFAM e 6 estudantes da UFPE. A análise do corpus empírico teve como proposta a análise de conteúdo do tipo categorial (BARDIN, 2011). O estudo identificou quatro categorias: Amazônia Comercial: é compreendida pelo interesse econômico de outros países nos recursos amazônicos; Amazônia Responsável: a região é entendida como responsável pelo equilíbrio climático do planeta; Amazônia Protegida: deve ser defendida contra o desmatamento, extração ilegal de madeira e biopirataria; Educação Amazônica: é necessário desenvolver atividades de educação ambiental sobre as populações amazônicas, bem como a sua cultural local. Em suma, quando os estudantes pensam na Amazônia do ponto de vista da internacionalização, entende-a sob o ângulo econômico e político, os quais tem como tema central as características biofísicas da região.
Descrição: BARROS, Winnie Gomes da Silva​, também é conhecida em citações bibliográficas por: ​SILVA, Winnie Gomes da
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38573
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Winnie Gomes da Silva Barros.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons