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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38623
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Título : | Atividade física e funções executivas de crianças : efeito agudo da atividade física com engajamento cognitivo na memória de trabalho e no controle inibitório de crianças |
Autor : | FLORÊNCIO JÚNIOR, Públio Gomes |
Palabras clave : | Exercício; Criança; Cognição; Funções executivas |
Fecha de publicación : | 28-may-2019 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | FLORÊNCIO JÚNIOR, Públio Gomes. Atividade física e funções executivas de crianças: efeito agudo da atividade física com engajamento cognitivo na memória de trabalho e no controle inibitório de crianças. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Resumen : | O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito agudo de uma sessão de atividade física com engajamento cognitivo na memória de trabalho e no controle inibitório de crianças. Trata-se de um estudo controlado e randomizado com abordagem quantitativa do tipo Cross over. Foram recrutadas 33 crianças (com idade entre 8 e 10 anos) de ambos os sexos que foram submetidas à duas sessões experimentais: 1) Sessão jogo com duração de 25 min. baseada no Futsal; e Sessão controle que consistiu de 25 min de repouso em uma sala. Foram aplicados imediatamente antes e após as sessões o Digit Span e o Stroop Test para avaliar a memória de trabalho e o controle inibitório respectivamente. As equações de estimativas generalizadas (GEE) foram utilizadas para verificar a interação entre tempo e intervenções. Após a sessão jogo, as crianças apresentaram melhora significativa, com tamanho do efeito médio na acurácia da fase incongruente (p = 0,008; d = 0,63) do Stroop Test e menor tempo para resposta em comparação à condição controle (p = 0,029). Não foi encontrada melhora significativa na fase complexa do Digit Span. Em conclusão, a atividade física com engajamento cognitivo teve efeito sobre o controle inibitório de crianças de uma escola primária. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38623 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Física |
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