Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38673

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGALLI, Joice Armani-
dc.contributor.authorSERAFIM, Juliana-
dc.date.accessioned2020-11-16T20:41:10Z-
dc.date.available2020-11-16T20:41:10Z-
dc.date.issued2018-03-15-
dc.identifier.citationSERAFIM, Juliana. A leitura no ensino de Língua Portuguesa: uma prática social emancipatória na Educação de Jovens e Adultos do Campo. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38673-
dc.descriptionNome completo da autora: Juliana Serafim dos Santos-
dc.description.abstractAo observar a formação do Brasil rural, pautado em uma estrutura política, social, cultural e econômica fundada no latifúndio, no uso dos recursos naturais e na monocultura dependente de mercados externos, voltamo-nos à reflexão sobre as propostas educacionais de programas que surgiram a partir dos movimentos sociais de resistência ao padrão hegemônico de um suposto desenvolvimento. Esta pesquisa, situada no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1996), de cunho etnográfico e qualitativo, busca compreender como se dão as situações de ensino-aprendizagem de leitura em aulas de Língua Portuguesa da Educação de Jovens e Adultos do Campo, no município de Belo Jardim (Agreste pernambucano); e em que medida tal prática social tem contribuído para uma educação emancipatória dos sujeitos da EJA/Campo. Tomamos como base os estudos de Letramentos desenvolvidos em Street (2014), Signorini (1998) e Kleiman (1995). No que se refere às concepções de Linguagem, Língua e Leitura, norteamo-nos por Geraldi (2013), Moita Lopes (1996; 1998), Kleiman (1989; 1998) e Marcuschi (2008). Sobre a Educação de Jovens e Adultos do Campo, tomamos como alicerce Arroyo (2004; 2011; 2012), Fernandes, Cerioli e Caldart (2004), Molina (2009) e Barbosa (2009); além de perpassarmos pela noção de educação emancipatória (FREIRE, 1999; MÉSZÁROS, 2005; ZILBERMAN&SILVA, 2004). A investigação ocorreu a partir da elaboração e aplicação de instrumentos de coleta, como questionários de perfil de leitor, os quais consideraram os valores éticos em pesquisa aplicada (CELLANI, 2005) e que propiciaram subsídios para a análise dos dados. No que se refere aos resultados da pesquisa, os dados obtidos indicaram que as situações de ensino-aprendizagem de leitura na aula de Língua Portuguesa na EJA/Campo de Belo Jardim estão sendo desenvolvidas ainda de maneira incipiente, no que se refere ao desenvolvimento das habilidades leitoras através de vivências reais de leitura. Assim, evidenciamos que isso vai além do processo de ensino-aprendizagem que ocorre em sala de aula. Há um conjunto de fatores sociais, políticos, econômicos e culturais os quais necessitam ser repensados em prol de uma educação emancipatória dos sujeitos de tal modalidade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnsino de leiturapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos do Campo (EJA/Campo)pt_BR
dc.titleA leitura no ensino de Língua Portuguesa : uma prática social emancipatória na Educação de Jovens e Adultos do Campopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6212733375900839pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3464471075438633pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxWhen we observe the formation of rural Brazil, established on a social, political and cultural structure based on the large property, on the use of natural resources and on the monoculture dependent on foreign markets, we turn our reflection to the educational proposals of the programs that have emerged from the social movements of resistance to the hegemonic pattern of a so-called development. Therefore, placed on the field of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 1996), this ethnographic and qualitative research intends to understand the teaching and learning processes of the reading axis in the classes of Portuguese on the Program of Education for the Youth and Adults in the Countryside (EJA/Campo), in the municipality of Belo Jardim (located in the Agreste region of the State of Pernambuco, Brazil), and how this social practice has contributed for the emancipatory education of the students of EJA/Campo. To do so, this investigation is based on the postulates of Literacy by Street (2004), Signorini (1998) and Kleiman (1995). Regarding the conceptions of Language and Reading, this research uses Geraldi (2013), Moita Lopes (1996; 1998), Kleiman (1989; 1998) and Marcuschi (2008). Concerning the conceptions of Education for the Youth and Adults in the Countryside, this research’s foundation are the postulates by Arroyo (2004; 2011; 2012), Fernandes, Cerioli and Caldart (2004), Molina, (2009) and Barbosa (2009); the research also embodies the notion of Emancipatory Education (FREIRE, 1999; MÉSZÁROS, 2005; E ZILBERMAN & SILVA, 2004). This investigation was conducted through the elaboration and application of data collection tools such as questionnaires of reading profile, which took into consideration the ethical values of Applied Research (CELLANI, 2005) and which provided subsidies for the data analysis. Concerning the research results, the obtained data indicates that the situations of teaching and learning of Portuguese in EJA/Campo at the municipality of Belo Jardim are on an early stage of development when it comes to the achievement of reading skills through real-life experiences of reading. Thus, we show that this goes beyond the teaching and learning process that takes place in the classroom. There is a set of social, political, economic and cultural factors that need to be rethought in favor of an emancipatory education of the subjects of this modality.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Juliana Serafim dos Santos.pdf4,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons