Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38698
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANDRONI, Carlos | - |
dc.contributor.author | ALVES, Alice Emanuele da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-19T19:34:54Z | - |
dc.date.available | 2020-11-19T19:34:54Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-20 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Alice Emanuele da Silva. Música, identidades culturais e categorias estéticas: a Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco, 1984-87. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38698 | - |
dc.description.abstract | A Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco (OCDP) foi um grupo que surgiu no início dos anos de 1980 e que existiu até meados dos anos 1990. Unindo um naipe de três bandolins, um cavaquinho, um naipe de três violas nordestinas, contrabaixo acústico, violão de seis cordas e percussão, a Dedilhadas trazia na sua sonoridade a intenção de unir representações do urbano e do rural na música popular instrumental pernambucana. A proposta desta dissertação é, a partir da trajetória, das possíveis influências, desdobramentos musicais e também da rede de memórias dos integrantes do grupo e/ou pessoas que dialogaram, foram e são a história da OCDP, desenvolver um trabalho que contribua para as pesquisas sobre Música e Sociedade. Sobretudo para as duas frentes que irão servir ao debate: música e identidade cultural e música e categorias estéticas. Este trabalho também busca dar protagonismo às memórias e vivências dos músicos da Dedilhadas na construção do que acreditamos ter sido a sonoridade do grupo. E, a partir disso, busca compreender como se cruzam e se somam experiências individuais, sociais, culturais e afetivas na concepção artística e musical da Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco. O grupo lançou seu primeiro long play (LP) em 1984, pelo Projeto Nelson Ferreira, da Fundação de Cultura da Cidade do Recife. Esse foi relançado pela Fundação Nacional das Artes (FUNARTE), pelo Projeto Ary Barroso, o único também voltado para publicação no exterior, no mesmo ano. A FUNARTE também promoveu a publicação de um livro com partituras de músicas apresentadas no disco. Posteriormente, o grupo lançou seu segundo e último disco intitulado Cordas Dedilhadas, em 1987, vindo a acabar na primeira metade da década de 1990. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Identidades Culturais | pt_BR |
dc.subject | Categorias Estéticas | pt_BR |
dc.title | Música, identidades culturais e categorias estéticas: a Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco, 1984-87 | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4070701398725397 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2096219243191159 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Música | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco (OCDP) – literally, Orchestra of Plucked Strings of Pernambuco – was a group that emerged in the beginning of the 1980s and that remained active until the early 1990s. Bringing together a suit of three mandolins, a cavaquinho, a suit of three Northeastern violas, an acoustic bass, a six-string guitar, and percussion, the Orchestra sought to unite representations of the urban and the rural within popular Northeastern instrumental music in its musical identity. The proposal of this dissertation is, based on the trajectory, the possible influences, musical developments and also of the network of memories of the members of the group and / or people who dialogued, were and are the history of the OCDP,, to develop a work that contributes to the research on Music and Society. Especially for the two fronts that will serve the debate: music and cultural identity and music and aesthetic categories. This work also seeks to give prominence to the memories and experiences of the musicians of the Dedilhadas in the construction of what we believe to have been the sonority of the group. From this, it seeks to understand how individual, social, cultural and affective experiences are intersected in the artistic and musical conception of the Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco. The group released their first long play (LP) in 1984, by the Nelson Ferreira Project, of the Fundação de Cultura da Cidade do Recife (literally, Cultural Foundation of the City of Recife). This was re-launched by the Fundação Nacional das Artes – FUNARTE (literally, National Foundation of Arts), by Ary Barroso Project, the only one that was also published abroad in the same year. FUNARTE also promoted the publication of a book with scores of songs presented on the disc. Subsequently, the group released their second and last disc titled Cordas Dedilhadas, in 1987, ending in the first half of the decade of 1990. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Música |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Alice Emanuele da Silva Alves.pdf | 9,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons