Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38706

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA FERNANDEZ, Elaine Magalhães-
dc.contributor.authorTAVARES, Phagner Ramos-
dc.date.accessioned2020-11-19T20:38:10Z-
dc.date.available2020-11-19T20:38:10Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationTAVARES, Phagner Ramos. Os significados sobre a surdez para professoras de Venturosa - PE. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38706-
dc.descriptionTAVARES, Phagner Ramos, também é conhecido em citações bibliográficas por: RAMOS, Phagnerpt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado parte do postulado de uma oposição entre a perspectiva sócio-antropológica, que reconhece os surdos como pertencentes a uma minoria sócio-linguística, e a perspectiva clínico-terapêutica, que opõe a audição, natural e obrigatória, à surdez, considerada uma doença/deficiência. Neste contexto, os professores seriam atores ativos que viriam concretizar esta disputa no processo da educação inclusiva. Tendo como referência os Estudos Surdos e a perspectiva socio-antropológica, o autor busca analisar os significados da Surdez elaboradas por professoras da educação infantil e especial do município de Venturosa, situado no Agreste pernambucano. O desenho da pesquisa é misto, constituído de um questionário de perguntas abertas e fechadas, respondido por 49 professoras e de entrevistas semi-estruturadas com cinco professoras sobre as teias de significação que justificam a tendência dos discursos e aproximam-se dos conceitos e de suas formas de compreender a surdez. O questionário foi analisado a partir de sua frequência complementado com as análises dialógicas do discurso dos itens abertos e das entrevistas. Os resultados obtidos sinalizam para uma realidade profissional efêmera, provisória, de maioria feminina e de cor parda, com curso superior concluído ou em andamento. As análises e discussões apontam para uma distância entre as professoras e o conceito sócio-antropológico da surdez, com uma dificuldade de nominação e uma oscilação conceitual: a surdo-mudez, a deficiência auditiva e a surdez, convivem e desencontram-se em Venturosa. Nota-se também que, apesar da sensibilidade para a inclusão, configura-se uma educação voltada para a normalização e para o cuidado em referência à perspectiva clínico-terapêutica. Venturosa tem construído uma educação inclusiva a partir do cuidado e da socialização, demarcando uma distância da discussão desenvolvimental e pedagógica, o que terá repercussões não apenas sobre a surdez, mas para todos os estudantes. Conclui-se, portanto, a necessidade de expandir os ecos dos discursos contra-hegemônicos da perspectiva sócio-antropológica, para que ao questionar a realidade, consigamos trazer novas práticas inclusivas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleOs significados sobre a surdez para professoras de Venturosa - PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0738967241235232pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8911436831831545pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractxThis master's thesis starts from the postulate of an opposition between the socio-anthropological perspective, which recognizes the deaf as belonging to a socio-linguistic minority, and the clinical-therapeutic perspective, which opposes hearing, natural and obligatory, to deafness, considered a disease / disability. In this context, teachers would be active actors that would make this dispute a reality in the inclusive education process. Taking Deaf Studies as a reference and the socio-anthropological perspective, the author seeks to analyze the meanings of deafness elaborated by teachers of early childhood and special education in the municipality of Venturosa, located in Pernambuco’s Agreste. The research design is quali-quantitative, consisting of a questionnaire of open and close questions, answered by 49 teachers and semi-structured interviews with five teachers on the webs of meaning that justify the tendency of the discourses and get closer to the concepts and their forms of understand deafness. The questionnaire was analyzed based on its frequency, complemented with dialogical analyzes of the discourse of open items and interviews. The results obtained indicate an ephemeral, provisional professional reality, mostly female and brown in color, with a college degree completed or in progress. The analyzes and discussions point to a distance between the teachers and the socio-anthropological concept of deafness, with a naming difficulty and a conceptual fluctuation: the deaf-mute, the hearing deficiency and the deaf, coexists and diverges in Venturosa. It is also noted that, despite the sensitivity for inclusion, there is an education focused on normalization and care in reference to the clinical-therapeutic perspective. Venturosa has built an inclusive education based on care and socialization, demarcating a distance from developmental and pedagogical discussion, which will have repercussions not only on deafness, but for all students. It is concluded, therefore, the need to expand the echoes of counter-hegemonic discourses from the socio-anthropological perspective, so that when questioning reality, we are able to bring new inclusive practices.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Phagner Ramos Tavares.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons