Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38708

Compartilhe esta página

Título: Escuta psicológica a meninas e mulheres em situação de violência sexual : narrativas entre inteligibilidades, ética e jogos de poder
Autor(es): CORRÊA, Tiago Matheus
Palavras-chave: Psicologia; Escuta (Psicologia); Crime sexual; Meninas; Mulheres
Data do documento: 1-Abr-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CORRÊA, Tiago Matheus. Escuta psicológica a meninas e mulheres em situação de violência sexual: narrativas entre inteligibilidades, ética e jogos de poder. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: A tese tem como objetivo principal propor um conjunto de reflexões críticas sobre a escuta psicológica a meninas adolescentes e mulheres em situação de violência sexual. Inicialmente, oferece uma revisão conceitual a partir de uma matriz teórico-conceitual foucaultiana sobre a noção de escuta psicológica. Em seguida, situa a produção científica brasileira sobre escuta psicológica especificamente a pessoas em situação de violência sexual no panorama histórico do enfrentamento a essa forma de violência e das políticas públicas voltadas para assistência à saúde das vítimas. Dialogou-se com 17 artigos, 04 dissertações e 03 teses encontrados na SciELO, BVS-Psi e BDTD. Na sequência, descreve o exercício de reflexão colaborativa realizado entre o autor e seus quatro colegas, todos atuando como psicólogos no Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa, referência na assistência à saúde de meninas e mulheres em situação de violência sexual no estado de Pernambuco. Esse exercício foi realizado com base na Metodologia de Produções Narrativas de Marcel Balasch e Marisela Montenegro (2003) por meio da qual conversas entre pares, baseadas na informalidade e na afetuosidade, foram transformadas em narrativas de como cada um/a desses/as profissionais relatava sua escuta às pacientes do serviço. Às quatro narrativas, apresentadas na íntegra, seguem três pequenos ensaios ou provocações disparadas no processo da produção daquelas: 1º) discute as matrizes de inteligibilidades da escuta a pessoas em situação de violência sexual, distinguindo entre a jurídica e a terapêutica; 2º) indaga a ética das noções de autonomia, consentimento, risco/vulnerabilidade, apontando-as como forma de governo da violência sexual no processo da escuta; 3º) avalia os jogos de poder envolvidos na escuta psicológica a partir de suas múltiplas dimensões em intersecção (raça, classe, gênero, sexualidade etc.). Espera-se assim contribuir para a produção de conhecimento crítico em psicologia e o exercício ético e político da profissão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38708
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Tiago Matheus Corrêa.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons