Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38771
Compartilhe esta página
Título: | O ensino de História no contexto da educação do campo : experiências, saberes e fazeres das populações do campo no espaço escolar |
Autor(es): | ARAGÃO, Felipe Pedro Leite de |
Palavras-chave: | História – Estudo e ensino; Educação; Escola; Currículos |
Data do documento: | 14-Ago-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | ARAGÃO, Felipe Pedro Leite de. O ensino de História no contexto da educação do campo: experiências, saberes e fazeres das populações do campo no espaço escolar. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | A presente Dissertação é fruto de inquietações quanto aos limites e às possibilidades do ensino de História no âmbito da educação do campo, nos anos finais do ensino fundamental. A centralidade do trabalho objetiva a utilização das especificidades e dos saberes do campo no espaço escolar, notadamente no ensino de História, possibilitando uma prática pedagógica que dialogue com aspectos sociais, econômicos e as relações com o conhecimento. Buscamos compreender o marco legal que norteia a educação do campo no Brasil, subsidiando as discussões ao longo da pesquisa. No desvelamento das especificidades do campo, utilizamos a técnica de grupo focal como metodologia de pesquisa, junto aos estudantes do campo, em escolas do semiárido pernambucano. Percebidas tais especificidades, o trato metodológico indicou o caminho ao produto didático, este sendo pensado a partir do cotidiano dos estudantes do campo, sendo a cotidianidade problematizada e problematizadora de questões relativas às práticas docentes nas aulas de História, ao currículo e especialmente à BNCC e à formação de professores. O produto didático usa como suporte fotografias produzidas pelos estudantes em resposta às questões provocadoras de pesquisas no seu âmbito social, sendo base de debates no ambiente escolar, de forma a que provoquem nos estudantes e na comunidade escolar novos olhares sobre a realidade, os conteúdos e a própria escola, numa perspectiva de superação de possíveis demandas e construção de um conhecimento histórico significativo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38771 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Felipe Pedro Leite de Aragão.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons