Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38771
Share on
Title: | O ensino de História no contexto da educação do campo : experiências, saberes e fazeres das populações do campo no espaço escolar |
Authors: | ARAGÃO, Felipe Pedro Leite de |
Keywords: | História – Estudo e ensino; Educação; Escola; Currículos |
Issue Date: | 14-Aug-2020 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | ARAGÃO, Felipe Pedro Leite de. O ensino de História no contexto da educação do campo: experiências, saberes e fazeres das populações do campo no espaço escolar. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | A presente Dissertação é fruto de inquietações quanto aos limites e às possibilidades do ensino de História no âmbito da educação do campo, nos anos finais do ensino fundamental. A centralidade do trabalho objetiva a utilização das especificidades e dos saberes do campo no espaço escolar, notadamente no ensino de História, possibilitando uma prática pedagógica que dialogue com aspectos sociais, econômicos e as relações com o conhecimento. Buscamos compreender o marco legal que norteia a educação do campo no Brasil, subsidiando as discussões ao longo da pesquisa. No desvelamento das especificidades do campo, utilizamos a técnica de grupo focal como metodologia de pesquisa, junto aos estudantes do campo, em escolas do semiárido pernambucano. Percebidas tais especificidades, o trato metodológico indicou o caminho ao produto didático, este sendo pensado a partir do cotidiano dos estudantes do campo, sendo a cotidianidade problematizada e problematizadora de questões relativas às práticas docentes nas aulas de História, ao currículo e especialmente à BNCC e à formação de professores. O produto didático usa como suporte fotografias produzidas pelos estudantes em resposta às questões provocadoras de pesquisas no seu âmbito social, sendo base de debates no ambiente escolar, de forma a que provoquem nos estudantes e na comunidade escolar novos olhares sobre a realidade, os conteúdos e a própria escola, numa perspectiva de superação de possíveis demandas e construção de um conhecimento histórico significativo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38771 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Felipe Pedro Leite de Aragão.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License