Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38777

Compartilhe esta página

Título: Efeitos da desordem atômica na dependência da Magnetização de Saturação com a Temperatura em nanopartículas de YIG dopadas com Zinco
Autor(es): SOUSA, Wemerson José de
Palavras-chave: Física da Matéria Condensada e de Materiais; Lei de Bloch; YIG; Magnetização de Saturação
Data do documento: 30-Set-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUSA, Wemerson José de. Efeitos da desordem atômica na dependência da Magnetização de Saturação com a Temperatura em nanopartículas de YIG dopadas com Zinco. 2020. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Neste trabalho foi investigado o comportamento da magnetização de saturação em função da temperatura, de nanopartículas de YIG dopadas com Zinco. As nanopartículas estudadas possuem tamanho entre 40 nm e 78 nm e foram sintetizadas pelo método sol-gel. Foram caracterizadas utilizando difração de raios-X (DRX) e magnetometria de amostra vibrante (VSM). Com os dados obtido através do VSM, foi realizado o ajuste com a lei de "Appproach" para obtenção da magnetização de saturação das curvas de histerese em temperaturas entre 50K e 300K, com intervalo de 20K entre cada medida. Com os dados obtidos através da lei de "Approach" foi possível obter as curvas de magnetização de saturação em função da temperatura. Curvas foram obtidas ajustando os pontos experimentais com a proposta mais recente de Cojocaru et.al., onde uma expressão para esta dependência é derivada utilizando uma generalização tridimensional do Hamiltoniano de Heisenberg, que levou em conta geometria, tamanho e condições de contorno de nanopartículas magnéticas. Foi obtida uma boa correspondência entre os dados experimentais com o ajuste feito através da proposta. Analisando os parâmetros obtidos através do ajuste, foi possível visualizar um enfraquecimento no acoplamento ferrimagnético das amostras com aumento da dopagem com Zn. Foi também possível ver um bom ajuste da proposta com a mudança no formato das nanopartículas. A proposta se mostrou de grande utilidade para o estudo das nanopartículas em questão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38777
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Wemerson José de Sousa.pdf3,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons