Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38802

Compartilhe esta página

Título: Avaliação dos efeitos de uma dieta rica em ácidos graxos saturados sobre a composição corporal, pressão arterial, balanço oxidativo e metabolismo lipídico no tecido adiposo de ratos
Autor(es): RODRIGUES, Taís Helena Gouveia
Palavras-chave: Transição nutricional; Tecido adiposo; tresse oxidativo
Data do documento: 27-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: RODRIGUES, Taís Helena Gouveia. Avaliação dos efeitos de uma dieta rica em ácidos graxos saturados sobre a composição corporal, pressão arterial, balanço oxidativo e metabolismo lipídico no tecido adiposo de ratos. 2020. Dissertação (Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020.
Abstract: A transição nutricional é caracterizada principalmente pela mudança de hábitos alimentares onde indivíduos passaram a ingerir alimentos processados e ultraprocessados ricos, principalmente, em ácidos graxos saturados. Tal fato é capaz de promover aumento significativo de peso ponderal e principalmente, do tecido adiposo visceral associado a complicações cardiometabólicas. Com isso, o objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos de uma dieta hiperlipídica com alta concentração de ácidos graxos saturados sobre o crescimento somatico, balanço oxidativo e metabolismo lipidico do tecido adiposo, além de parâmetros cardio-metabólicos de ratos machos Wistar. Durante o período de gestação e lactação, ratas virgens receberam dieta padrão de laboratório. Após o desmame, os filhotes foram divididos em dois grupos, de acordo com a dieta até os 90 dias de vida: Controle (18,6% de lipídeos [sendo 17,32% ácidos graxos saturados, 29,93% monoinsaturados e 52,76% poliinsaturados] 20,2% de proteínas, 61% de carboidratos; densidade energética de 3,69kcal/100g) e hiperlipídica (31% de lipídios [sendo 29,59% ácidos graxos saturados, 34,77% monoinsaturados e 35,64% poliinsaturados]. Realizou-se medições murinométricas, análises bioquímicas, avaliação da pressão arterial e frequência cardíaca, análise da composição de tecido adiposo total, atividade de enzimas-chave do metabolismo lipídico e biomarcadores de estresse oxidativo e atividade de enzimas antioxidantes participantes do balanço oxidativo do tecido adiposo. Os resultados foram expressos em média ± epm, e para comparação entre os grupos Controle (C) e grupo Hiperlipídico (HL) foi utilizado o teste “t” de Student e para dados não paramétricos foi utilizado o teste de Mann-Whitney com nível de significância p<0,05. Não foram observadas diferença entre os grupos quanto a composição corporal, parâmetros bioquímicos, pressão arterial, frequência cardíaca e distribuição de tecido adiposo. Porém, o grupo HL mostrou maior circunferência abdominal aos 30 dias de vida, maior síntese e menor oxidação de ácidos graxos no tecido adiposo, fatores estes propiciadores de um estado de estresse oxidativo. A ingestão da dieta rica em ácidos graxos saturados até os 90 dias apresentou ser um potente carreador de alterações metabólicas relacionadas a obesidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38802
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Taís Helena Gouveia Rodrigues.pdf1,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons