Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38825

Share on

Title: Investigação neurocognitiva de funções executivas e resposta emocional em jovens com autolesão não suicida
Authors: GONÇALVES, Isabela Schuler da Cunha
Keywords: Psicologia cognitiva; Jovens; Autolesão; Funções executivas (Neuropsicologia); Emoções e cognição
Issue Date: 5-May-2020
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: GONÇALVES, Isabela Schuler da Cunha. Investigação neurocognitiva de funções executivas e resposta emocional em jovens com autolesão não suicida. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Autolesão não suicida é um crescente problema de saúde pública, que pode se manifestar em comorbidade a outros transtornos, ou isoladamente, revelando uma multidimensionalidade desse comportamento e a necessidade de pesquisas direcionadas à sua compreensão. Contudo, a literatura científica tem produzido poucos avanços nos últimos dez anos. A escassez de pesquisas direcionadas à investigação de comprometimentos cognitivos e emocionais da Autolesão não suicida dificultam o desenvolvimento de uma terapêutica eficiente para esse comportamento desadaptativo. Visando contribuir com evidências empíricas, o presente estudo teve como objetivo principal investigar possíveis alterações em funções executivas e na resposta emocional em jovens com Autolesão não suicida, residentes na Região Metropolitana do Recife. A amostra foi composta por 40 jovens (20 do grupo com autolesão, e 20 do grupo de comparação), com faixa etária entre 16 e 21 anos. Foram utilizadas como ferramentas do protocolo: questionário sociodemográfico e clínico, Escala Funcional da Automutilação (FASM), Escala de impulsividade BIS-11, e Escala Self Assessment Manikin (SAM) com estímulo de imagens do International Affective Picture System (IAPS), para obter medidas de resposta emocional. Além disso, foram utilizados os testes neurocognitivos: Teste Wisconsin de Classificação de cartas, Teste de Trilhas, Teste dos Cinco Dígitos (FDT), Span de Dígitos e Teste de Tempo de Reação, visando acessar o funcionamento executivo de três subcomponentes – memória operacional, flexibilidade cognitiva e controle inibitório. Dados paramétricos foram analisados pelo Teste T de Student, e os não-paramétricos pelo Mann-Whitney. Os resultados foram analisados com intervalo de confiança de 95%, e indicaram diferenças estatisticamente significativas (p<0,05) no Span de Dígitos (p=0,001); na escala BIS-11 para impulsividade global (p=0,004), motora (p=0,05), e atencional (p=0,016); no Teste de Trilhas (p=0,021); e diferenças marginalmente significativas no fator erros perseverativos do Wisconsin (p=0,056) e no FDT para erros de alternância (p=0,065). Os resultados sugerem, portanto, evidências de prejuízo cognitivo na memória operacional, na flexibilidade cognitiva, e maior impulsividade autorreferida em jovens com comportamento de Autolesão sem intencionalidade suicida.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38825
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Isabela Schuler da Cunha Gonçalves.pdf1,9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons