Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38826

Comparte esta pagina

Título : Relações entre empatia, apego, comportamento, julgamento e desengajamento moral na infância
Autor : MOURA, Maria Aline Rodrigues de
Palabras clave : Psicologia cognitiva; Empatia; Comportamento de apego em crianças; Julgamento (Ética); Infância
Fecha de publicación : 12-may-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : MOURA, Maria Aline Rodrigues de. Relações entre empatia, apego, comportamento, julgamento e desengajamento moral na infância. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : A capacidade humana de julgar os acontecimentos do cotidiano vem sendo associada a componentes afetivos como a empatia e o apego. No entanto, ainda não foram identificados indícios dessa relação quando as crianças desengajam moralmente, bem como, sobre a congruência entre os níveis comportamental e hipotético da moralidade. Neste sentido, o objetivo geral da presente tese foi avaliar as relações entre o nível de empatia, os estilos de apego, o julgamento, o comportamento e o desengajamento moral em crianças. Foram elaborados quatro artigos, sendo que o primeiro visou adaptar a escala Mechanisms of Moral Disengagement a partir de desenhos ilustrativos para uso em crianças brasileiras. Esse estudo contou com a participação de 244 crianças, dos sexos masculino e feminino, com idades entre 7 e 12 anos, estudantes de escolas públicas da cidade de Petrolina-PE. Para fins de coleta de dados, foi utilizada a escala Mechanisms of Moral Disengagement, a Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes e um questionário sociodemográfico. Os resultados revelaram que a versão traduzida da escala possui uma estrutura multidimensional organizada em três fatores. O segundo estudo apresentou os procedimentos de adaptação da Escala de Relações Afetivas de Amizade para crianças, também a partir de desenhos ilustrativos. A amostra utilizada foi a mesma apresentada no primeiro artigo, porém as crianças responderam a Escala de Relações Afetivas de Amizade para Crianças (ERAC), ao invés da escala de desengajamento moral. Os resultados apontaram uma estrutura bidimensional da ERAC, sendo um fator denominado Ansiedade e o outro Evitamento, o que é compatível com os instrumentos que originaram a ERAC. Já o terceiro artigo objetivou verificar a congruência entre o comportamento e o julgamento moral de crianças em situações de cola, trapaça e distribuição de bens. 100 meninos e meninas, com idades entre 7 e 13 anos, participaram desse estudo. A coleta de dados ocorreu a partir de quatro dilemas morais que retratavam situações de seus cotidianos, acompanhados de roteiros de entrevistas semiestruturados, duas tarefas que avaliavam o comportamento moral através de um jogo e do sorteio de cartelas de adesivos, além de um questionário sociodemográfico. Os resultados indicaram que o julgamento moral empregado em situações hipotéticas difere do comportamento moral vivenciado pelas crianças em situações reais. Por fim, o quarto, e último, artigo buscou verificar as relações entre empatia, apego, julgamento, comportamento e desengajamento moral na infância. A amostra utilizada foi a mesma apresentada no estudo III. A coleta de dados utilizou como instrumentos a Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes, a Escala de Relações Afetivas de Amizade para Crianças, a 7 Escala de desengajamento Moral para Crianças, quatro dilemas morais que retratavam situações do cotidiano escolar, duas tarefas que avaliavam o comportamento moral, questionário sociodemográfico. Como resultados, observou-se que os sujeitos autônomos apresentaram maiores índices de empatia e apego do tipo seguro. Além disso, o desengajamento moral foi uma variável importante na compreensão de sujeitos pouco empáticos, com apego do tipo inseguro e na distribuição hipotética de bens adquiridos sem esforço pessoal.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38826
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Maria Aline Rodrigues Moura.pdf3,94 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons