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Título : Qualidade da prestação do serviço odontológico das Upinhas 24 horas e das Unidades de Saúde da Família pela percepção do usuário
Autor : SOUTO, Inês Patrícia Guedes
Palabras clave : Satisfação do paciente; Avaliação de serviços de saúde; Saúde bucal
Fecha de publicación : 8-sep-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SOUTO, Inês Patrícia Guedes. Qualidade da prestação do serviço odontológico das Upinhas 24 horas e das Unidades de Saúde da Família pela percepção do usuário. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão e Economia da Saúde) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : A inserção da atenção saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família indiscutivelmente ampliou o acesso ao serviço odontológico. A avaliação em saúde, em especial à saúde bucal, auxilia no processo de planejamento, e tomada de decisão. Neste sentido, a opinião do usuário pode ser um instrumento para auxiliar esses processos de gestão. Assim, esse estudo teve como objetivo avaliar, comparativamente, a qualidade do serviço odontológico através da percepção dos usuários das Upinhas 24 horas e das Unidades de Saúde da Família no município do Recife. Trata-se de um estudo de avaliação com delineamento analítico e transversal, de natureza quantitativa com uso de dados primários, segundo o modelo Donabediano referente ao resultado. Utilizou-se o questionário já validado QASSaB, realizado com 80 usuário nas Upinhas 24 horas e 80 usuários das Unidades de Saúde da família. A análise dos dados foi realizada por intermédio do programa estatístico Stata, versão 15.0, em uma etapa descritiva e outra analítica. Para todas as análises foi utilizado o nível de significância de 5%. Observou-se que os usuários estão satisfeitos com a qualidade dos serviços odontológicos prestados tantos nas Upinhas 24 horas, como também, nas Unidades de Saúde da família, porém, de forma mais enfática, as dimensões do tratamento dispensado pelo cirurgião dentista na Unidades denominada Upinhas 24 horas, limpeza da recepção/sala de espera das unidades e limpeza dos banheiros, foram avaliadas mais positivamente. Conclui-se que os usuários, comparativamente, em várias dimensões estão satisfeitos com os serviços odontológicos dos dois modelos de Unidades participantes do estudo.
Descripción : SOUTO, Inês Patrícia Guedes, também é conhecida em citações bibliográficas por: GUEDES, I. P. F.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38843
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão e Economia da Saúde

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