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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38869

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSAMPAIO, Yony de Sá Barreto-
dc.contributor.authorFERREIRA, Adriano Gomes-
dc.date.accessioned2020-12-03T17:53:44Z-
dc.date.available2020-12-03T17:53:44Z-
dc.date.issued2020-03-21-
dc.identifier.citationFERREIRA, Adriano Gomes. Uma análise da gestão patrimonial das universidades públicas nordestinas sob a ótica da gestão econômica. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38869-
dc.description.abstractO modelo Gecon foi criado no fim da década de setenta, sendo uma importante ferramenta estratégica, mas até hoje é subutilizado pelos contadores e pelos gestores nas tomadas de decisão. Para mostrar a utilidade do modelo, bem como para mostrar uma forma de aplicação, será demonstrado como sua utilização no setor público pode ser determinante nas escolhas de alocação de recursos. Será feita uma revisão da literatura com o intuito de verificar aplicações do modelo e como se encontra o estado da arte. Tendo por base essa contextualização, na segunda parte será feito estudo de caso para atingir os objetivos explicitados, comparando os gastos com veículos e alternativas de mercado, obtendo assim seu custo de oportunidade. Adicionalmente, será feita também análise dos custos de se utilizarem aplicativos de transporte em comparação com locação e manutenção da frota especificamente em relação à UFPE, com vistas a analisar essa recente opção introduzida pelas inovações tecnológicas. O modelo Gecon tem por base o custo de oportunidade e é ideal para a tomada de decisão. Seu uso, todavia, requer ponderação, de forma que os corretos custos sejam determinados e as análises efetuadas da forma que melhor auxilie o gestor nas suas escolhas. Aliado a ele, devem ser utilizadas as informações contábeis, de preços de mercado e de custos baseados nas atividades incorridas, pois o conjunto destas será a base para o modelo. Em todos os casos, os usos alternativos mostraram-se mais econômicos quando considerados os custos de depreciação e de reposição. Contudo, pela falta de disponibilidade de dados, essa análise deve ser feita caso a caso, considerando eventuais custos adicionais que não foi possível serem aqui analisados.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistemas de informação gerencialpt_BR
dc.subjectAnálise de valor (Controle de custo)pt_BR
dc.subjectLicitação públicapt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectContabilidade públicapt_BR
dc.titleUma análise da gestão patrimonial das universidades públicas nordestinas sob a ótica da gestão econômicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8520565593123918pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2416946445503274pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencias Contabeispt_BR
dc.description.abstractxThe Gecon model was created in the late seventies, being an important strategic tool, but even today it is underused by accountants and managers in decision making. To show the usefulness of the model, as well as to show a way of its application, it will be demonstrated how its use in the public sector can be decisive in the choices of resource allocation. A literature review will be carried out in order to verify applications of the model and how the state of the art is found. Based on this context, in the second part, a case study will be carried out to achieve the stated objectives, comparing the expenses with vehicles and market alternatives, thus obtaining its opportunity cost. In addition, there will also be an analysis of the costs of using transport applications in comparison with rental and maintenance of the fleet specifically in relation to UFPE, with a view to analyzing this recent option introduced by technological innovations. The Gecon model is based on opportunity cost and is ideal for decision making. Its use, however, requires consideration, so that the correct costs are determined and the analyzes carried out in the way that best assists the manager in his choices. Allied to it, accounting information, market prices and costs based on the activities incurred should be used, as the set of these will be the basis for the model. In all cases, alternative uses proved to be more economical when considering depreciation and replacement costs. However, due to the lack of data availability, this analysis must be done on a case-by-case basis, considering any additional costs that could not be analyzed here.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis

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