Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38884
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | TEIXEIRA, Sérgio Torres | - |
dc.contributor.author | RÊGO NETO, Antonio Vaz Pereira do | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-09T18:31:36Z | - |
dc.date.available | 2020-12-09T18:31:36Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-21 | - |
dc.identifier.citation | RÊGO NETO, Antonio Vaz Pereira do. A preclusão administrativa jurisdicional e a definitividade da decisão administrativa tributária favorável ao contribuinte. 2020. Tese (Doutorado em Direito) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38884 | - |
dc.description.abstract | Objetiva-se solução para o problema relacionado à possibilidade de promoção, pela Administração Ativa, de ação de anulação de ato administrativo decisório definitivo, qual seja, decisão administrativa tributária definitiva favorável ao contribuinte, proferida pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, perante o Poder Judiciário, após a realização de devido processo administrativo tributário. Há um procedimento administrativo de lançamento que objetiva exigir tributo através de uma cadeia sucessiva de atos administrativos direcionada aquele propósito, procedimento que se conclui com a expedição de uma notificação para pagamento de tributo. Após, se há uma inconformidade para com o lançamento realizado, inicia-se um processo administrativo de disputa, visando o controle dos atos administrativos. Com a decisão administrativa tributária definitiva favorável ao contribuinte, a Administração Judicante se manifesta emitindo Ato de Poder – inquestionável por outro, em respeito à harmonia e independência das funções estatais. Entretanto, ao se manifestar desfavoravelmente ao contribuinte, a Administração Judiciante emite ato de mero controle de legalidade dos atos administrativos, ensejando possibilidade de ingresso perante o Judiciário, pelo contribuinte, em razão da inafastabilidade da tutela jurisdicional. Neste sentido, buscando-se resolver o problema geral supracitado, e, utilizando-se de um método hipotético-dedutivo, com técnicas de resgate e fichamentos bibliográficos, é que se desenvolveu a teoria da preclusão administrativa jurisdicional, que apresenta como fundamentação legal a Constituição Federal de 1988, Código Tributário Nacional, Código de Processo Civil, Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, Lei 9.784/99, Lei Orgânica da Magistratura, Decreto 70.235/72, Código de Ética do Servidor Público Federal e o Regimento Interno do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Direito Administrativo – Brasil | pt_BR |
dc.subject | Processo Administrativo Tributário | pt_BR |
dc.subject | Decisão Administrativa Definitiva | pt_BR |
dc.subject | Preclusão Administrativa Jurisdicional | pt_BR |
dc.title | A preclusão administrativa jurisdicional e a definitividade da decisão administrativa tributária favorável ao contribuinte | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1141880335064891 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5251373969908944 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Direito | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis presents a solution to the problem about promotion, by the Active Administration, of annulment action against definitive administrative act, which is, tax final administrative decision favourable to the taxpayer, issued by the Administrative Council of Fiscal Resources, before the Judiciary, after the completion of due and constitutional tax administrative process. There is an administrative launching procedure that aims to demand tribute through a successive chain of administrative acts directed to that purpose, procedure that concludes with the dispatch of a notification to pay tribute. Then, if there is an inconsistency with the launch, an administrative process of dispute is initiated, aiming at the control of administrative acts. With the final tax administrative decision in favor to the taxpayer, the Judicious Administration manifests itself issuing Power Act – unquestionable by another, in respect to the harmony and independence of state functions. However, when it is not favorable to the taxpayer, the Judiciary Administration issues act of mere control of the legality of administrative acts, giving possibility of entry before the Judiciary, by the taxpayer on account of the inevitability of judicial protection. In this sense, seeking to solve the aforementioned general problem, and using a hypothetical-deductive method, with rescue techniques and resumes, it is that the theory of jurisdictional administrative preclusion has been developed, which has as legal basis the Federal Constitution of 1988, National Tax Code, Code of Civil Procedure, Law of Introduction to the Rules of Brazilian Law, Law 9,784/99, Organic Law of the Judiciary, Decree 70,235/72, Code of Ethics of the Federal Public Servant and the Internal Regulations of the Administrative Council of Fiscal Resources. | pt_BR |
dc.description.abstractx | Cette thèse a pour but une solution au problème de la possibilité de promotion, par l’administration active, d’une action en annulation d’un acte administratif de décision définitif, telle que décision administrative définitive en faveur du contribuable par le Conseil Administratif des Ressources Fiscales devant le Judiciaire, après l’accomplissement d’une procédure administrative fiscale appropriée. Il existe une procédure administrative de lancement objective qui exige un tribut par le biais d’une chaîne successive d’actes administratifs visant cet objectif, procédure qui se conclut par l’expédition d’une notification en vue du paiement du tribut. Après, s’il y a un inconvénient au lancement réalisé, une procédure administrative de litige est engagée, visant au contrôle des actes administratifs. Par la décision administrative définitive en faveur du contribuable, l’Administration se manifeste pour Acte de Pouvoir - incontestablement par un autre povoir de la republique, dans le respect de l’harmonie et de l’indépendance des fonctions étatiques. Entre-temps, en se manifestant contre le contribuable, l’Administration Judiciaire délivre un acte de simple contrôle de légalité des actes administratifs, avec possibilité d’entrée devant le Judiciaire, par le contribuable en raison de l’inefficacité de la protection juridictionnelle. Dans ce sens, en cherchant à résoudre le problème général susmentionné, et en utilisant une méthode hypothétique déductive, avec des techniques de rachat et des registres bibliographiques, la théorie de la précarisation administrative juridictionnelle s’est développée, sur la base de la Constitution Fédérale de 1988, le Code National des Impôts, le Code de Procédure Civile, la Loi d’Introduction aux Normes du Droit Brésilien, la Loi 9.784/1999, la Loi Organique de la Magistrature, le Décret n. 70.235/72, le Code d’Éthique du Fonctionnaire Fédéral et Règlement Intérieur du Conseil Administratif des Ressources Fiscales. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Direito |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Antonio Vaz Pereira do Rêgo Neto.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons