Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38886

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTEIXEIRA, Francimar Martins-
dc.contributor.authorFARIAS, Gilmar Beserra de-
dc.date.accessioned2020-12-09T20:25:00Z-
dc.date.available2020-12-09T20:25:00Z-
dc.date.issued2020-09-30-
dc.identifier.citationFARIAS, Gilmar Beserra. A disciplina escolar História Natural em Pernambuco e os livros didáticos de Valdemar de Oliveira (1939-1965). 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38886-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi compreender a constituição da disciplina escolar História Natural em Pernambuco a partir dos livros didáticos de Valdemar de Oliveira publicados entre 1939 e 1965, revelando quais foram os conteúdos selecionados e as propostas de ensino apresentadas. A metodologia de natureza qualitativa foi pautada na pesquisa documental e historiográfica. Além dos livros didáticos, foram utilizadas outras fontes documentais que tratavam da educação em Pernambuco, como: mensagens dos presidentes da província, atas, correspondências, regimentos, relatórios escolares, periódicos, leis e notícias em jornais locais. Na perspectiva da constituição histórica dessa disciplina e dos livros didáticos de Valdemar de Oliveira, foram analisadas as seguintes categorias: a) materialidade, b) conteúdos e c) traços morfológicos e estilísticos. Foram identificadas três diferentes propostas para o ensino da disciplina escolar História Natura/ Biologia no período estudado: 1) No final da década de 1930 os conteúdos de Botânica, Zoologia, Mineralogia e Geologia caracterizavam o que se ensinava. Havia a valorização da Botânica e do estudo das raças humanas nos conteúdos de Zoologia. Os traços morfológicos e estilísticos apontaram para um ensino com uma perspectiva mais pedagógica, com muitas estratégias de condensação e com um número elevado de exercícios; 2) Entre as décadas de 1940 e 1950 a disciplina incorporou conteúdos de Higiene e ideais eugênicos, apresentando um perfil mais acadêmico, apresentando um número excessivo de nomes científicos, referências a cientistas e expressões em outras línguas; 3) Na década de 1960 o ensino dessa disciplina apresentava conteúdos de Biologia Geral, Zoologia e Botânica, mas sem as atualizações necessárias em relação à ciência de referência, como a Teoria da Evolução. A análise dos livros didáticos permitiu visualizar a transição de um ensino de História Natural com finalidades pedagógicas, no final da década de 1930, para uma proposta mais acadêmica, na década de 1960.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória natural – livro didáticopt_BR
dc.subjectHistória natural – disciplinar escolarpt_BR
dc.subjectDidática – métodos de ensinopt_BR
dc.subjectValdemar de Oliveira – métodos de ensinopt_BR
dc.subjectUFPE – Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleA disciplina escolar História Natural em Pernambuco e os livros didáticos de Valdemar de Oliveira (1939-1965)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0935523502682736pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3496051954346908pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis work aimed at understanding the constitution of the school discipline Natural History in the State of Pernambuco, Brazil, from the didactic books of Valdemar de Oliveira published between 1939 and 1965, disclosing the selected contents and the presented teaching propositions. The qualitative methodology was based on documentary and historiographical research. In addition to textbooks, other documentary sources dealing with education in the State of Pernambuco were used, such as messages from Provincial Presidents, minutes, correspondence, regulations, school reports, journals, laws and news in local newspapers. From the perspective of the historical constitution of this subject and the didactic books of Valdemar de Oliveira, the following categories were analysed: a) materiality, b) content and c) morphological and stylistic traits. We identified three different proposals for the teaching of the school subject Natural History/ Biology in the period studied: 1) In the late 1930s, the contents of Botany, Zoology, Mineralogy and Geology characterized what was taught. There was an appreciation of Botany and the study of human races in the contents of Zoology. The morphological and stylistic traits pointed to teaching with a more pedagogical perspective, with many condensation strategies and with a high number of exercises. 2) Between the 1940s and 1950s, the subject incorporated Hygiene contents and eugenic ideals, presenting a more academic profile, an excessive number of scientific names, references to scientists and expressions in other languages. 3) In the 1960s, the teaching of this subject showed contents of General Biology, Zoology and Botany, but without the required updates concerning the reference science, such as Theory of Evolution. The analysis of didactic books allowed us to comprehend the transition from the teaching of Natural History with pedagogical purposes, in the late 1930s, to a more academic proposal, in the 1960s.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Gilmar Beserra de Farias.pdf6,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons