Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38886

Compartilhe esta página

Título: A disciplina escolar História Natural em Pernambuco e os livros didáticos de Valdemar de Oliveira (1939-1965)
Autor(es): FARIAS, Gilmar Beserra de
Palavras-chave: História natural – livro didático; História natural – disciplinar escolar; Didática – métodos de ensino; Valdemar de Oliveira – métodos de ensino; UFPE – Pós-graduação
Data do documento: 30-Set-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FARIAS, Gilmar Beserra. A disciplina escolar História Natural em Pernambuco e os livros didáticos de Valdemar de Oliveira (1939-1965). 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O objetivo deste trabalho foi compreender a constituição da disciplina escolar História Natural em Pernambuco a partir dos livros didáticos de Valdemar de Oliveira publicados entre 1939 e 1965, revelando quais foram os conteúdos selecionados e as propostas de ensino apresentadas. A metodologia de natureza qualitativa foi pautada na pesquisa documental e historiográfica. Além dos livros didáticos, foram utilizadas outras fontes documentais que tratavam da educação em Pernambuco, como: mensagens dos presidentes da província, atas, correspondências, regimentos, relatórios escolares, periódicos, leis e notícias em jornais locais. Na perspectiva da constituição histórica dessa disciplina e dos livros didáticos de Valdemar de Oliveira, foram analisadas as seguintes categorias: a) materialidade, b) conteúdos e c) traços morfológicos e estilísticos. Foram identificadas três diferentes propostas para o ensino da disciplina escolar História Natura/ Biologia no período estudado: 1) No final da década de 1930 os conteúdos de Botânica, Zoologia, Mineralogia e Geologia caracterizavam o que se ensinava. Havia a valorização da Botânica e do estudo das raças humanas nos conteúdos de Zoologia. Os traços morfológicos e estilísticos apontaram para um ensino com uma perspectiva mais pedagógica, com muitas estratégias de condensação e com um número elevado de exercícios; 2) Entre as décadas de 1940 e 1950 a disciplina incorporou conteúdos de Higiene e ideais eugênicos, apresentando um perfil mais acadêmico, apresentando um número excessivo de nomes científicos, referências a cientistas e expressões em outras línguas; 3) Na década de 1960 o ensino dessa disciplina apresentava conteúdos de Biologia Geral, Zoologia e Botânica, mas sem as atualizações necessárias em relação à ciência de referência, como a Teoria da Evolução. A análise dos livros didáticos permitiu visualizar a transição de um ensino de História Natural com finalidades pedagógicas, no final da década de 1930, para uma proposta mais acadêmica, na década de 1960.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38886
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Gilmar Beserra de Farias.pdf6,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons