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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38894
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Título: | Praxeologia do professor : uma investigação do conceito de fração sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático |
Autor(es): | LOPES, Roberto Nogueira de Sousa |
Palavras-chave: | Frações; Antropologia - Metodologia; Livros didáticos – Caruaru (PE); Semiótica; Matemática (Ensino fundamental); Didática |
Data do documento: | 13-Mar-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | LOPES, Roberto Nogueira de Sousa. Praxeologia do professor: uma investigação do conceito de fração sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | Realizamos um estudo que buscou investigar se as praxeologias do professor se aproximam ou se distanciam das praxeologias propostas pelos autores do livro didático em relação ao conceito de fração em uma turma do sexto ano do ensino fundamental. Para isso, categorizamos, analisamos e comparamos as praxeologias do professor e do livro didático que ele utilizou para planejar e executar o trabalho com frações na sala de aula. Fundamentamos a nossa pesquisa nos elementos teóricos e metodológicos da Teoria Antropológica do Didático (TAD), proposta por Chevallard e seus colaboradores (1991, 1999). Utilizamos também, para efeito de compreensão dos construtos decorrentes das muitas representações assumidas pelas frações, a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), de Duval (1988, 1993, 1998, 2003). A investigação se constitui uma pesquisa de campo com abordagem de natureza qualitativa, tipificada em exploratória e descritiva, cujo cenário de investigação foi uma escola do município de Caruaru – PE. O livro didático analisado foi Vontade de Saber Matemática de Souza e Pataro (2015). Os registros do trabalho docente foram realizados por meio de vídeogravação e entrevista semiestruturada. Os resultados iniciais das transcrições das aulas do professor revelam que a sua relação ao saber ocorreu a partir do conjunto praxeológico, no qual se constatou o trabalho docente como organizador dos Tipos de tarefa e subtipos de tarefa e das técnicas de crescente complexidade praticadas rotineiramente e problematizadas na sala de aula. O professor abordou todos os Tipos e subtipos de tarefa apresentadas na categorização dos conceitos de fração, exceto o Tipo de tarefa referente ao significado de porcentagem, que foi substituído por divisão de frações. Constatamos também que o professor privilegiou um ensino com base em algoritmos em detrimento das conceituações, semelhantemente ao que foi apontado na avaliação do livro didático pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD (2017). O Tipo de tarefa T2 com 27,69% das tarefas do livro didático e 33,33% das tarefas propostas pelo professor foi o modelo dominante. Verificamos que o professor trabalhou todas as técnicas sugeridas no livro didático, exceto a técnica mista τDND(NC)_MND(NC)_ENP, pois se refere ao trabalho com porcentagem. Na entrevista, observamos que o professor trabalhou um livro que não foi sua opção de escolha. Observamos ainda que ele fez alterações no currículo proposto pelos autores. Concluímos essa pesquisa que buscou observar a trajetória das frações como saber a ensinar até se consolidar como saber ensinado na sala de aula, na qual presenciamos o professor como mediador desse processo de transformação do saber. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38894 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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