Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38909
Comparte esta pagina
Título : | Leitura de notícias no 6º ano : na pegada do passinho, um olhar crítico sobre o bregafunk nos jornais de Pernambuco |
Autor : | TAVARES, Caio Dias |
Palabras clave : | Análise crítica do discurso; Bregafunk; Leitura crítica; Notícia |
Fecha de publicación : | 15-jul-2020 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | TAVARES, Caio Dias. Leitura de notícias no 6º ano: na pegada do passinho, um olhar crítico sobre o bregafunk nos jornais de Pernambuco. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Resumen : | Esta pesquisa tem como objetivo principal desenvolver estratégias de abordagem do gênero notícia no 6º ano, propondo uma metodologia de leitura de jornais sobre os movimentos culturais da periferia, especialmente o bregafunk, com o intuito de desvelar as questões ideológicas presentes no discurso da mídia. A partir da proposta de intervenção através de oficinas de leituras de notícias busca-se levar o estudante a refletir sobre os aspectos linguísticos e as questões sociais presentes nos textos jornalísticos. Nesta perspectiva, nosso trabalho contempla a leitura de quatro notícias (da revista Piauí, do Jornal do Commercio, da Folha de Pernambuco e do Diario de Pernambuco) sobre o passinho do Recife, uma das manifestações do bregafunk. Por meio da aplicação de três questionários no decorrer das oficinas, debruçamos nossas análises acerca dos títulos e subtítulos e das questões sociais. Nosso estudo se fundamentou no enquadre teórico da Análise Crítica do Discurso (ACD). Baseamo-nos em Fairclough (2001), Wodak (2004) e Teun A.van Dijk (2015, 2017), a fim de respaldar nossa proposta de leitura crítica em sala de aula. Trabalhamos os conceitos e discussões propostas por Bakhtin (1997), Kleiman e Moraes (2002), Bazerman (2006), Riolfi (2008) e Koch e Elias (2010) para legitimar as perspectivas de leitura e linguagem no contexto da nossa proposta. A pesquisa elucidou também os estudos de Traquina (2005), Rossi (2007), Lage (2012), Pena (2017), com o intuito de elucidar as teorias e práticas do jornalismo. A presente pesquisa recorreu aos documentos oficiais que orientam a Educação Básica no Brasil: PCN e BNCC. Ao final, por meio dos resultados obtidos nas análises, validamos a hipótese de que a abordagem de leitura de textos de jornais pernambucanos pode permitir ao estudante um olhar crítico sobre as questões ideológicas que perpassam nas notícias. |
Descripción : | CAVALCANTI, Maria Clara Catanho, também é conhecida em citações bibliográficas por: CATANHO, Maria Clara |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38909 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Caio Dias Tavares.pdf | 2,92 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons