Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38927

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPEDROSA, Gilmara Gonzaga-
dc.contributor.authorCORDEIRO, Angela Maria-
dc.date.accessioned2020-12-22T00:03:57Z-
dc.date.available2020-12-22T00:03:57Z-
dc.date.issued2014-08-18-
dc.date.submitted2020-12-21-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Angela Maria. Concepções de discentes e docentes sobre os conceitos de energia, calor e temperatura e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. Caruaru: O Autor, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38927-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar as dificuldades de ensino e aprendizagem relacionadas à compreensão do conceito de calor, energia e temperatura na abordagem da Termoquímica, tanto na concepção dos docentes quanto na dos discentes do 3º ano do ensino médio de duas escolas da rede pública estadual do agreste pernambucano. Os dados coletados através dos questionários mistos foram analisados e interpretados por meio da análise de conteúdo de Bardin, onde foi observado que grande parte dos discentes e docentes possui dificuldades em definir cientificamente os conceitos de energia, calor e temperatura, muitas vezes relacionando esses conceitos ao senso comum. Também foi observado que mesmo quando ambos, discentes e docentes, conheciam a definição de alguns desses conceitos, não conseguiam compreender e nem interpretar alguns questionamentos relacionados à temática. Estes resultados são muito preocupantes, principalmente no que diz respeito aos docentes, visto que se estes, como mediadores do conhecimento, apresentam ideias equivocadas sobre os conceitos ou aplicação em um processo de construção do conhecimento coletivo, consequentemente os discentes podem construir também uma visão inadequada sobre os conceitos. Além disso, foi observado que alguns recursos importantes na construção da aprendizagem dos discentes não estão sendo utilizados com frequência, tais como a experimentação, que é uma ferramenta de integração e auxilia na contextualização dos conteúdos, além de uma abordagem histórica para auxiliar na ruptura de algumas concepções, já que muitas delas faziam parte de teorias ultrapassadas.pt_BR
dc.format.extent64p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolas públicas - Pernambucopt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTermoquímicapt_BR
dc.subjectProfessores de ensino médiopt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino médiopt_BR
dc.titleConcepções de discentes e docentes sobre os conceitos de energia, calor e temperatura e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703215H1pt_BR
dc.description.abstractxThis work aimed to analyze the difficulties of teaching and learning, related to understanding the concept of heat, energy and temperature, Thermochemistry’s approach in the conception of teachers as students in the 3rd year of high school in two public schools in the state's agreste Pernambuco. The data collected through semi-structured questionnaires were analyzed and interpreted through content analysis of Bardin, where it was observed that most students and teachers has difficulties in scientifically define the concepts of energy, heat and temperature, often relating these concepts to common sense. It was also observed that even when both, students and teachers, knew the definition of some of these concepts, and could not understand or interpret some questions related to the theme. These results are very worrying, principally with respect to the teachers, whereas if the latter, as mediators of knowledge, misconceptions about concepts or application in a process of collective construction of knowledge, hence the students can build also an inadequate vision of the concepts. Furthermore, was observed that some important features in the construction of learning of students are not being used frequently, such as experimentation, which is an integration tool and helps to contextualize the content, plus a historical approach to assist in the break from some conceptions, since many of them were part of outdated theories.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CORDEIRO, Angela Maria.pdf610,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons