Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38932
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PEDROSA, Gilmara Gonzaga | - |
dc.contributor.author | SILVA, Stterferson Emanoel da | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-30T01:33:54Z | - |
dc.date.available | 2020-12-30T01:33:54Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-27 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Stterferson Emanoel da. Elaboração e aplicação de um jogo educacional em PowerPoint para auxiliar no ensino-aprendizagem do conteúdo de equilíbrio químico no ensino superior. Caruaru: O Autor, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38932 | - |
dc.description.abstract | As concepções e dificuldades dos alunos com relação ao conteúdo de equilíbrio químico vêm sendo estudadas em diversos níveis de ensino, sendo observado que muitos discentes demonstram dificuldades em aprender química, por não perceberem o significado ou a validade dos conteúdos químicos estudados. O ensino de equilíbrio químico é um dos temas que mais apresenta dificuldade do ponto de vista didático, devido entre outros fatores, ao alto nível de abstração. Assim, alguns tópicos deste conteúdo são considerados pelos professores como difíceis de serem ensinados. Diante destas dificuldades, é recomendado ao professor utilizar, além do livro didático, diferentes recursos como sistemas multimídia, a fim de elaborar materiais de apoio mais significativos no aprendizado dos alunos e dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Um bom exemplo a ser citado como recurso multimídia são os jogos computacionais. Pois, estes podem contribuir para uma melhor compreensão de conteúdos complexos, além de incentivar uma aprendizagem ativa, o desenvolvimento de habilidades e a colaboração entre os alunos. Deste modo, o objetivo deste trabalho foi elaborar um jogo educacional interativo, utilizando recursos básicos disponíveis no Microsoft Office PowerPoint 2013®, e aplicá-lo, a fim de avaliar seu desenvolvimento como ferramenta auxiliadora no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de equilíbrio químico. E também verificar sua aplicabilidade como instrumento de identificação das lacunas conceituais apresentadas por estudantes de graduação em química. Após aplicação, foi percebido que o jogo proporcionou a abertura de um espaço amplo e democrático para discutir as questões trabalhadas, favorecendo também o trabalho em grupo e uma aproximação na relação professor-aluno, de modo a facilitar a identificação das lacunas conceituais apresentadas. | pt_BR |
dc.format.extent | 47p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Equilíbrio químico | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | PowerPoint (Programa de computador) | pt_BR |
dc.title | Elaboração e aplicação de um jogo educacional em PowerPoint para auxiliar no ensino-aprendizagem do conteúdo de equilíbrio químico no ensino superior. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4456874T6 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703215H1 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Conceptions and difficulties of students about the contents of chemical equilibrium has been studied in various levels of education, and we had observed that many students have problems to learn chemistry, in reason that they can’t understand the meaning or how worth is the chemical contents. The teaching of chemical equilibrium is one of the themes that presents more obstacles of teaching in the didactic point of view, due among other factors, the high level of abstraction. Thus, some topics of this content are considered, by teachers, as obstacle to be taught. Keeping in mind those obstacles, it is recommended that the teacher use, beyond the textbooks, different features such as multimedia systems, in order to develop support materials most significant in student learning and make the process of teaching and learning. more dynamic A nice example is the use of games. Because, the games can improve the understanding of complexes contents and encourage active learning. And also, developing skills and the collaboration among students. Thus, the objective of this study was to elaborate an interactive-educational game using basic features available in the Microsoft Office PowerPoint 2013®, and apply it in order to evaluate its contribution, as a tool used to help in the teaching-learning content of chemical equilibrium. And also check its applicability as a tool to identifying conceptual gaps presented by graduate students in chemistry. After application, it was realized that the game provided the opening of a broad and democratic space to discuss the issues studied. Also improving teamworks of students and enhancing the relationship between teacher and the students, in order to facilitate the identification of conceptual gaps presented. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Stterferson Emanoel da.pdf | 1,98 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons