Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38939

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Kátia Silva-
dc.contributor.authorLIRA, Karen Santos-
dc.date.accessioned2020-12-31T01:32:51Z-
dc.date.available2020-12-31T01:32:51Z-
dc.date.issued2015-03-02-
dc.date.submitted2020-12-30-
dc.identifier.citationLIRA, Karen Santos. Tratamento do erro: uma ferramenta didática para a aprendizagem no ensino de química. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38939-
dc.description.abstractO trabalho em questão apresenta uma abordagem de caráter quantitativo e qualitativo de seus resultados por meio do Modelo de Análise Didática do Erro (MADE). Este buscará levar ao leitor uma visão geral sobre a prática da avaliação como um exercício educativo e a sua relação com o erro que ao invés de ser tratado como algo “ruim” pode ser utilizado como uma ferramenta para a construção do conhecimento de cada indivíduo quando este é diagnosticado, classificado e retificado. O papel da instituição escolar e o posicionamento do professor diante da avaliação e dos possíveis erros encontrados nos exames escolares poderá possibilitar o desenvolvimento cognitivo dos alunos em meio aos processos avaliativos. A pesquisa foi desenvolvida com o auxílio de duas professoras que lecionam a disciplina de Química em turmas do 2º ano do Ensino Médio de duas unidades escolares públicas, os resultados foram obtidos por meio da análise da tipologia dos erros presentes nas provas de uma amostragem de alunos e dos questionários aplicados às professoras. Foi observada que a análise dos erros dos discentes não é uma prática comum nos processos de ensino impedindo que o professor perceba se a metodologia empregada é adequada aos sujeitos e que ele nem “enxergue” a sua prática docente.pt_BR
dc.format.extent63p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectErropt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleTratamento do erro: uma ferramenta didática para a aprendizagem no ensino de química.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4455065U5pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730855H2pt_BR
dc.description.abstractxThis work presents an approach of quantitative and qualitative character of his results by means of the training analysis error model (MADE). This will bring the reader to an overview on the assessment of practice as an educational exercise and its relationship with the error that instead of being treated as something “bad” may be used as a tool for the construction of knowledge of each individual when it is diagnosed, rated and rectified. The role of the school and the teacher’s position on the review and the possible errors found in school exams might allow the cognitive development of students among the evaluation processes. The research was conducted with the help of two teachers who teachers the Chemistry discipline on classes in the 2nd year of high school of two public school units, the results were obtained by analyzing the type of errors present in evaluations of a student group and questionnaires given to teachers. It was observed that the error analysis of the students is not a common practice in the teaching preventing the teacher to “sees” their teaching practice neither notice the methodology employed is appropriate to the subject.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIRA, Karen Santos.pdf2,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons