Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38973

Share on

Title: Concentradores vivos para detecção de traços de nanocontaminantes em ecossistemas hídricos
Authors: SILVA, Sueli Tavares de Souza
Keywords: Materiais não metálicos; Artêmia; Microcrustáceos; Concentradores vivos
Issue Date: 12-Mar-2020
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Sueli Tavares de Souza. Concentradores vivos para detecção de traços de nanocontaminantes em ecossistemas hídricos. 2020. Tese (Doutorado em Ciência de Materiais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: A detecção rápida e eficiente de traços de nanocontaminantes em Ecossistemas Aquáticos tem sido um dos desafios da atualidade, diante do crescente volume de efluentes industriais e subprodutos da industrialização, com novas classes de contaminantes antropogênicos, como nanopartículas metálicas utilizadas em produtos e processos nanotecnológicos. Para se ir além dos limites de detecção disponíveis, a pré-concentração de analitos é uma das alternativas em análises qualiquantitativas, mas ainda é considerada o "calcanhar de Aquiles" de muitos procedimentos analíticos. A presente pesquisa objetivou comprovar que microcrustáceos do gênero Artemia podem funcionar como concentradores vivos de nanocontaminantes presentes em ambientes aquáticos, facilitando a posterior detecção a partir de técnicas analíticas. Como Prova de Conceito (PoC), foi utilizada a Artemia franciscana (Kellogg, 1906), identificada molecularmente e os micropoluentes modelo: nanopartículas de prata (NPs Ag), nanotubos de carbono (NTC) e quantum dots (QDs), e como métodos de análises a espectrometria de absorção na região UV-Visível (UV-Vis), espectrometria de emissão ótica com plasma indutivamente acoplado (ICP OES), a espectroscopia Raman (ER), a espectroscopia de raios X por dispersão de energia (EDS) além das microscopias de fluorescência (MF), ótica (MO) e a eletrônica de varredura (MEV). A PoC para verificação da capacidade de filtração e concentração de micropoluentes foi obtida a partir de bioensaios nos quais os náuplios foram expostos a nanomateriais. Através de medidas por espectrometria molecular UV-Vis do filtrado, determinou-se a relação entre o tempo de exposição das larvas naupliares e sua capacidade filtradora não seletiva, a partir da diminuição em função do tempo da banda de absorção de ressonância plasmônica das NPs Ag, resultado da retenção nos microcrustáceos. O protocolo de digestão de amostras mostrou-se eficiente, possibilitando a decomposição total da amostra. Para NTC, o monitoramento da atividade concentradora dos náuplios foi feita pela identificação das três bandas características no espectro Raman deste nanomaterial no interior dos microcrustáceos. Para os QDs, a atividade filtradora foi monitorada pela fluorescência emitida ao longo do tubo intestinal das larvas naupliares. Utilizando-se a prata como micropoluente modelo para a determinação de uma função de correlação entre a concentração nominal medida pela espectrometria UV-Vis e a concentração real do analito, um dispositivo pré-concentrador, utilizando microcrustáceos como motores filtradores vivos, foi desenvolvido e patenteado. Esse dispositivo pode ser usado como ferramenta analítica para a detecção de traços desses poluentes quando as concentrações estão abaixo dos limites confiáveis de detecção, produto final desta pesquisa.
Description: SILVA, Sueli Tavares de Souza, também é conhecida em citações bibliográficas por: SOUZA SILVA, Sueli Tavares de OLIVEIRA, Petrus d'Amorim Santa Cruz, também é conhecido em citações bibliográficas por: SANTA-CRUZ, Petrus D'Amorim
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38973
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Ciências de Materiais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Sueli Tavares de Souza Silva.pdf3,87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons