Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38980

Compartilhe esta página

Título: Design e imagem : uma experiência do olhar a partir da perspectiva de Aby Warburg
Autor(es): SOUZA, Rosangela Vieira de
Palavras-chave: Warburg; Imagem; Páthos; Olhar; Design
Data do documento: 29-Out-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUZA, Rosangela Vieira de. Design e imagem: uma experiência do olhar a partir da perspectiva de Aby Warburg. 2020. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Esta tese propõe um olhar sobre as imagens no design, a partir da perspectiva do historiador da arte alemão Aby Warburg e das pranchas de imagens apresentadas no seu atlas Mnemosyne. O problema desta pesquisa surgiu da inquietação diante do não-saber da imagem, a qual não encontra respostas através dos modelos apresentados pelo design. E a questão central que esta investigação procura responder, é se seria possível, através da abordagem realizada por Aby Warburg para o estudo da imagem, encontrar respostas para a inquietação diante das imagens no design? A justificativa para escolha do estudo da imagem e da abordagem proposta por Warburg parte pela necessidade de ampliar as áreas de pesquisa no design, as quais possibilitem ao pesquisador expandir sua forma de olhar. A aposta é que através da forma como Warburg estudou as imagens, o design, mas precisamente o design gráfico, possa ter uma perspectiva diferente para recolocar as questões de pesquisa; a partir de uma experiência do olhar que suscite experimentar novas perguntas, e permita incorporar um saber silencioso, intuitivo, o qual busca captar algo além das formas. Os resultados obtidos através dos exercícios experimentais realizados mostraram que o pensamento de Aby Warburg ainda é válido para pensar as imagens, como também, para olhar as imagens no design. Além disso, a partir da revisão teórica e dos exercícios realizados, foi possível propor caminhos para que o design possa observar a complexidade da imagem além dos aspectos gráficos e da linha cronológica do tempo. Um olhar que solicita deslocamentos, para que se possa ampliar as fronteiras do saber, e abrir espaço para o inesgotável das relações que as imagens suscitam.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38980
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Rosângela Vieira de Souza.pdf9,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons