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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38987

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Title: A Escola do Campo nas representações sociais dos professores de Garanhuns-PE
Authors: BARRA NOVA, Taynah de Brito
Keywords: Educação não-formal; Educação do Campo; Educação rural; Professores - representação social; UFPE - Pós-graduação
Issue Date: 2-Sep-2020
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: BARRA NOVA, Taynah de Brito. A Escola do Campo nas representações sociais dos professores de Garanhuns-PE. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar as representações sociais de Escola do Campo, construídas por professores do município de Garanhuns-PE, explorando as dimensões envolvidas no processo de elaboração dessas representações. A Teoria das Representações Sociais foi o referencial orientador do estudo. Representações sociais são formas compartilhadas de conhecimento socialmente elaboradas, que permitem ao indivíduo explicar a realidade e justificar tomadas de posição. A investigação, de natureza qualitativa, teve como lócus o município de Garanhuns-PE e foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira, utilizamos como instrumentos um questionário e uma entrevista semiestruturada. O questionário, aplicado a 150 professores e 05 gestores, permitiu caracterizar o perfil do professor das Escolas do Campo desse município. Por meio da entrevista semiestruturada, com um subgrupo de 35 professores de Escolas do Campo, também identificamos as dinâmicas e ações municipais de Educação do Campo. Na segunda etapa da pesquisa, a partir da entrevista, indicamos elementos relacionados às três dimensões das representações sociais: informação, imagem eatitude e os elementos relacionados aos processos de objetivação e ancoragem das representações sociais de Escola do Campo. A Análise de Conteúdo (categorial) guiou a organização dos depoimentos. Os resultados indicam que o corpo docente da Escola do Campo de Garanhuns é formado predominantemente por mulheres na faixa etária de 31 a 40 anos, com formação em cursos de graduação e pós-graduação e reside na área urbana do município. O estudo revela que os docentes compartilham da representação social da Escola do Campo como uma instituição que, ao proporcionar às novas gerações campesinas o acesso e apropriação dos conhecimentos, favorece a migração campo/cidade. Nas representações dos entrevistados, o abandono do campo é impulsionado pelas vantagens e progresso que a vida citadina pode oferecer. A análise das dinâmicas e ações desenvolvidas pelo município para garantir a oferta e gestão da Educação do Campo sugere que os conteúdos simbólicos que envolvem a Escola do Campo (aluno, comunidade, campo e educação) estabelecem uma dicotomia entre o rural e o urbano. A análise dimensional dessas representações evidencia um alinhamento aos pressupostos que sustentam essa dicotomia. As representações sociais de Escola do Campo estão ancoradas na dicotomia campo/cidade e objetivadas como uma travessia, ou seja, nas possibilidades que a escolarização oferece para superar a cultura do atraso. Em face dos resultados, a tese indica que a Escola do Campo, nas representações sociais dos professores, sustenta-se na dicotomia campo/cidade e ratifica um modelo no qual o modo de vida no campo é inferior ao modo de ser citadino. Por conseguinte, sugere um distanciamento entre o ideário da Educação do Campo e as políticas públicas direcionadas para esta modalidade de educação. A pesquisa sinaliza a necessidade de reflexões e intervenções conjuntas por parte da gestão da educação municipal e dos povos do campo no sentido do cumprimento dos princípios legais e do ideário da Educação do Campo, para impedir que a Escola do Campo esteja a contribuir para inferiorizar a vida no campo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38987
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Educação

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