Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38992

Compartilhe esta página

Título: Análise de política em programas comunitários de atividade física : o programa academia da cidade do Recife
Autor(es): MELO, Érica Maria do Nascimento
Palavras-chave: Programas de saúde; Atividade física; Políticas Públicas de saúde; Pesquisa qualitativa
Data do documento: 13-Jun-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MELO, Érica Maria do Nascimento. Análise de política em programas comunitários de atividade física: o programa academia da cidade do Recife. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: A promoção de atividade física para a população é uma estratégia de política pública eficaz na redução da inatividade física e de seus riscos à saúde que vem sendo utilizada como uma das prioridades no contexto da saúde pública. Nesse sentido, ações e iniciativas no modelo de programas comunitários de atividade física foram criadas, como o Programa Academia da Cidade (PAC), no município de Recife, capital de Pernambuco, de 2002, com o intuito de promover saúde para a população através da prática de atividade física. Este foi criado com o objetivo de fomentar a prática de atividades físicas e a adoção de hábitos alimentares saudáveis, além de possibilitar a construção e renovação dos espaços públicos, como praças e parques, para o funcionamento do programa. A partir de sua criação, o PAC foi considerado uma experiência nacionalmente bem-sucedida quando se trata de programas comunitários que promovem a saúde através da prática da atividade física, despertando interesse para o desenvolvimento de programas similares no estado e no país. Dessa forma, este estudo realizou uma análise de política, utilizando aportes teóricos sobre o processo de transferência, e identificou um novo modelo de análise de política pública: a contratransferência. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa. Esta dissertação é apresentada em dois artigos. A análise documental foi utilizada para a compreensão e obtenção de informações importantes e foram realizadas entrevistas no período de julho a novembro de 2018. Participaram da pesquisa seis sujeitos-chave envolvidos com os programas analisados, entre eles, gestores, coordenadores, formuladores e profissionais do Programa Academia da Cidade do Recife e programas congêneres. Para a definição da quantidade final dos participantes da pesquisa, foi utilizado o critério de amostra por saturação. Após a coleta dos dados e transcrição dos áudios, foi realizada a análise de conteúdo. Os dados foram analisados com base no modelo de condensação de significados. Esta pesquisa atende à Resolução 466/13, do Conselho Nacional de Saúde/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, submetida ao Comitê de Ética, do Centro de Ciências da Saúde (CEP-CCS), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), aprovada sob o parecer consubstanciado Nº 2.489.658/2018. Este estudo resultou em dois artigos: o primeiro analisa o processo de transferência de política envolvendo o PAC e o segundo analisa o programa a partir de um novo modelo de análise, o processo de contratransferência, identificado no programa.
Descrição: MELO, Érica Maria do Nascimento, também é conhecida em citações bibliográficas por: NASCIMENTO, Érica Maria do
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38992
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Erica Maria do Nascimento Melo.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons