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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39009

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Thais Emanuelle Monteiro dos Santos-
dc.contributor.authorANDRADE, Areli da Silva-
dc.date.accessioned2021-01-11T17:24:19Z-
dc.date.available2021-01-11T17:24:19Z-
dc.date.issued2020-09-25-
dc.identifier.citationANDRADE, Areli da Silva. Gincana sobre resíduos sólidos: a interação entre a geografia e a educação ambiental. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39009-
dc.descriptionSOUZA, Thais Emanuelle Monteiro dos Santos, também é conhecida em citações bibliográficas por: SANTOS, Thais Emanuelle Monteiro dospt_BR
dc.description.abstractDesde o seu surgimento, o ser humano vem modificando o espaço à sua volta. Muitas dessas modificações geram resíduos sólidos, que se não forem descartados corretamente resultarão em grande impacto para o meio ambiente. Diante desta realidade, a escola tem um papel importante, pois através dela, novos valores e saberes podem ser introduzidos na sociedade. Como toda mudança ambiental gera conflitos, as atividades lúdicas, tais como a gincana escolar, são tipos de modalidades didáticas que podem contribuir para temas voltados para a conservação ambiental. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi elaborar uma gincana e sequência didática para se trabalhar o tema resíduos sólidos juntamente com os conceitos geográficos de paisagem e lugar, com a finalidade de sensibilizar os educandos para o descarte consciente dos resíduos sólidos. A pesquisa foi realizada na Escola Edgar Nunes Batista, localizada no município de Gravatá – PE. Foi realizada uma pesquisa qualitativa a partir de uma análise direta onde, por meio de observação e entrevista não padronizada, se buscou compreender como era feito o descarte dos resíduos sólidos e o entendimento dos educandos acerca do assunto, obtendo assim dados que juntamente com uma pesquisa bibliográfica contribuíram para a elaboração do produto educacional. Ao final da pesquisa foi verificado que as turmas que mais realizam o descarte de forma irregular são os 6º anos do Ensino Fundamental por isso o produto desenvolvido foi voltado para esse público. Através deste trabalho se buscou saber se o uso da gincana é um instrutivo efetivo para a mudança de comportamento do educando com relação à destinação correta dos resíduos para o meio ambiente. Após submeter o produto educacional desenvolvido à análise de educadores, foi verificado que este pode contribuir para que os educandos compreendam a importância do descarte correto dos resíduos sólidos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectEnsino da Geografiapt_BR
dc.titleGincana sobre resíduos sólidos : a interação entre a geografia e a educação ambientalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coGUIMARÃES, Walma Nogueira Ramos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1989979402983813pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3439916789810831pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxSince its emergence, human beings have been changing the space around them. Many of these changes generate solid waste, which, if not disposed of correctly, will result in a great impact on the environment. Given this reality, the school has an important role, because through it, new values and knowledge can be introduced into society. As any environmental change generates conflicts, recreational activities, such as the school gymkhana, are types of didactic modalities that can contribute to themes related to environmental conservation. Therefore, the objective of this research was to develop a gymkhana and didactic sequence to work on the solid waste theme together with the geographical concepts of landscape and place, with the purpose of sensitizing students to the conscious disposal of solid waste. The research was carried out at the Edgar Nunes Batista School, located in the city of Gravatá - PE. A qualitative research was carried out based on a direct analysis, where, through observation and non-standardized interview, it was sought to understand how solid waste was disposed of and the students' understanding of the subject, thus obtaining data that together with a survey contributed to the elaboration of the educational product. At the end of the research it was found that the classes that most perform the disposal in an irregular way are the 6° years of elementary school, so the product developed was aimed at this audience. Through this work, we sought to know if the use of the gymkhana is an effective instructor for changing the student's behavior regarding the correct disposal of waste to the environment. After submitting the developed educational product to the analysis of educators, it was verified that it can contribute for the students to understand the importance of the correct disposal of solid waste.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0134567530160247pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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