Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39010

Compartilhe esta página

Título: O ensino de História e a participação política de mulheres no Brasil de 1914 a 1945
Autor(es): SOUSA, Luizelene Moreira de
Palavras-chave: História – Estudo e ensino; Mulheres - Brasil; Participação social; Participação política; Feminismo
Data do documento: 11-Set-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUSA, Luizelene Moreira de. O ensino de História e a participação política de mulheres no Brasil de 1914 a 1945. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Este trabalho disserta sobre o ensino de história e a participação social e política de mulheres no Brasil na busca por direitos. O objetivo determinante da pesquisa foi compreender aspectos da participação social e política de mulheres brasileiras no período de 1914–1945 relacionando-os às suas ausências na história ensinada sobre o período. Objetivou-se especificamente: analisar, com base na literatura da área, a participação política das mulheres o Brasil entre 1914 e 1945; discutir conquistas dos movimentos feministas no período, seus avanços e recuos; problematizar questões referentes à inserção das mulheres no ensino de história do Brasil no período entre 1914 e 1945 através de um caderno de atividades. No estudo buscou-se reunir informações para solucionar ao seguinte problema de pesquisa: de que forma a participação política das mulheres no período de 1914 a 1945 no Brasil pode se inserir no ensino de história? A solução foi fazer uma revisão bibliográfica sobre o tema na área de história: Colling (2013), Pedro (2005); do gênero: Scott (1995), Piscitelli (2009), Rago (1995); do currículo: Freire (2010) e da história das mulheres: Soihet (2013), Perrot (2007). Desvendar os avanços, limites, articulações nacionais, internacional dos feminismos brasileiros e as atuações de líderes que estiveram à frente dessas organizações. Utilizar a categoria gênero para analisar a sociedade do período. Averiguar o ensino de história no Brasil desde a sua implantação a BNCC. A pesquisa resultou numa proposição didática de um caderno de atividades para o 9º ano do ensino fundamental com sugestões de oficinas e atividades de gênero, movimentos feministas e mulheres. Através desse caderno objetivamos visibilizar as mulheres e suas conquistas no ensino de história do Brasil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39010
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Luizelene Moreira de Sousa.pdf13,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons