Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39012

Compartilhe esta página

Título: Das margens ao fundamento : Befindlichkeit e Grundbefindlichkeit em Heidegger frente as tradicionais teorias das paixões
Autor(es): SILVA, Thallysson Douglas da
Palavras-chave: Filosofia; Afeto (Psicologia); Metafísica; Fenomenologia; Heidegger, Martin, 1889-1976
Data do documento: 29-Set-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Thallysson Douglas da. Das margens ao fundamento: Befindlichkeit e Grundbefindlichkeit em Heidegger frente as tradicionais teorias das paixões. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: A presente dissertação tem como objetivo evidenciar o modo como, a partir do método fenomenológico-hermenêutico, elaborado por Martin Heidegger, alcança-se uma genuína compreensão dos fenômenos afetivos em seu modo de ser, nas possibilidades por eles abertas e seu lugar na estrutura do ente humano. Tais descobertas permaneceram veladas durante toda uma tradição metafísica que, por sua vez, os deixou às margens enquanto tema filosófico, os negando uma análise ontológica. Essa análise ôntica dos afetos, que se desenvolveu enquanto uma teoria das paixões, se fixou de tal modo no pensamento ocidental que, como pretendemos mostrar, influenciou profundamente o olhar das ciências psicológicas sobre esse fenômeno. Para além do campo teórico, podemos notar a influência da tradicional teoria das paixões, mesmo no senso comum, a partir de uma concepção de que razão e paixão estão em polos opostos, promovendo sempre uma tensão no ser humano e este, por sua vez, precisa encontrar formas para que nesse duelo a razão saia vencedora e, assim, se encontre um equilibro que torna possível uma vida feliz. A compreensão fenomenológica possibilita uma ontologia dos afetos e esta nos permite os perceber como um fenômeno fundamental que compõe a constituição do ente humano. Com as noções Befindlichkeit e Grundbefindlichkeit, o autor apresenta essa reinterpretação do humor, retirando-os assim das margens e colocando-os não apenas como um tema central, mas fundamental. Para isto, percorremos um longo caminho no qual buscamos, no primeiro capítulo, entender como, de modo geral, os afetos são concebidos no âmbito da psicologia; no segundo capítulo, apresentamos o modo como a questão desenvolveu-se no interior da tradição metafísica; e no terceiro capítulo, é apresentado uma perspectiva ontológica das disposições afetivas. Por fim, buscamos trazer algumas implicações que podem decorrer dessa forma de interpretar os afetos bem como a importância de um claro entendimento dessa temática para o desenvolvimento dos estudos no âmbito da fenomenologia-hermenêutica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39012
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Thallysson Douglas da Silva.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons