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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39050

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Title: Representações sociais, minorias religiosas, pertenças identitárias no Brasil e em Portugal
Authors: SILVA, Fernando Antônio da
Keywords: Psicologia; Representações sociais; Intolerância religiosa; Identidade social; Brasil; Portugal
Issue Date: 17-Jul-2020
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Fernando Antônio da. Representações sociais, minorias religiosas, pertenças identitárias no Brasil e em Portugal. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O controverso “retorno do sagrado” para a esfera pública tem produzido impactos significativos no âmbito político e social no Brasil e no exterior. A intolerância religiosa é uma importante faceta desse retorno, revelando que a presença do sagrado nas sociedades não se limita a proporcionar aos Homens a possibilidade de transcendência, mas também pode contribuir para o incremento de conflitos pessoais e grupais. No Brasil, nos últimos 10 anos, mesmo com a implementação de políticas afirmativas para diversidade religiosa nacional, contata-se um progressivo aumento nos registros oficiais de denúncias de casos de intolerância religiosa, sobretudo, ataques e perseguições às Religiões Afro-brasileiras. Compreendemos que fenômenos psicossociais como estes são construções sociais complexas e polissêmicas que demandam uma abordagem teórica em níveis de análise. Optamos, assim, por investigar grupos diversos e articular a proposta clássica de níveis de análise de Allport com a perspectiva societal de Doise e a estrutural de Abric, tomando a Teoria das Representações Sociais, como modelo teórico de referência, para analisar como a pertença e a não pertença identitária religiosa se relacionam à intolerância religiosa em contextos diversos, Brasil e Portugal. Realizamos dois estudos de campo, um para cada contexto. Para um total de 260 participantes, aplicamos o teste de associação de palavras mais a produção de justificativas, tomando como objeto de representação minorias religiosas por grupos com religião e sem religião dos dois contextos: no Brasil, Religiões Afro-brasileiras expressas com termos indutores variados; em Portugal, os termos foram muçulmanos, judeus e IURD. O corpus das justificativas foi submetido a análise de conteúdo, e o software Iramutec contribuiu na análise prototípica e análise de similitude das palavras evocadas. Os resultados convergem, nos dois contextos, para um campo comum de representações sociais de minorias religiosas por grupos com religião apresentando mais elementos de valor semântico relacionados a preconceitos; no Brasil, o subgrupo dos neopentecostais revelou representação social das RAb ancorada em imagens do mal, rituais malignos, associação ao demônio; em Portugal, o subgrupo de católicos não praticantes associa judeus a eventos históricos de perseguição; em Portugal, a IURD evoca crenças ligadas ao mal; no Brasil a IURD foi a que mais associou as RAb ao mal; em Portugal, com menor diversidade religiosa, há elementos latentes ligados à intolerância religiosa; no Brasil, o campo religioso diversificado favorece a emergência de representações sociais de minorias religiosas associadas à sentidos de malignidade, e o contexto social favorável justificaria as práticas de intolerância.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39050
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Psicologia

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