Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39062

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCHAVES, Helena Lúcia Augusto-
dc.contributor.authorBRITO, Ana Emmanuela Reis Monteiro-
dc.date.accessioned2021-01-13T18:22:10Z-
dc.date.available2021-01-13T18:22:10Z-
dc.date.issued2020-08-31-
dc.identifier.citationBRITO, Ana Emmanuela Reis Monteiro. A incompletude institucional e a intersetorialidade na política de atenção à criança e ao adolescente no município de Recife. 2020. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39062-
dc.descriptionBRITO, Ana Emmanuela Reis Monteiro, também é conhecida em citações bibliográficas por: MONTEIRO, Ana Emmanuela Reispt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetiva analisar os aspectos da incompletude institucional e a sua relação com a intersetorialidade na política de atendimento ao adolescente autor de ato infracional no município de Recife, tendo como instrumento o Plano Municipal Decenal de Atendimento Socioeducativo (2018-2027). O princípio da incompletude institucional presente no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), afirma que a instituição executora da medida socioeducativa, quer seja de meio fechado ou de meio aberto, não é a única responsável por atender as complexas demandas oriundas do atendimento socioeducativo, sendo necessário, desta forma, a interlocução das políticas setoriais a partir de uma perspectiva de ação intersetorial para que os principais objetivos das medidas socioeducativas sejam alcançados: a proteção e a responsabilização do adolescente. O estudo foi desenvolvido utilizando pesquisa bibliográfica e documental. Foi realizada uma breve contextualização histórica da Política de Atenção à Criança e ao Adolescente no Brasil, culminando no estudo dos princípios que regem o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a partir da Doutrina de Proteção Integral. A metodologia utilizada para realizar o aprofundamento nos temas da intersetorialidade, integralidade e transversalidade no discurso das políticas públicas foi a pesquisa bibliográfica, etapa de aproximação e aprofundamento do debate sobre os referidos temas. O instrumento selecionado para avaliar os aspectos da incompletude institucional e a sua relação com a intersetorialidade foi o Plano Municipal Decenal de Atendimento Socioeducativo do Recife (2018-2027), tendo em vista que este documento é um instrumento orientador do atendimento socioeducativo em meio aberto pelo prazo de dez anos no referido município, sendo, portanto, um instrumento de gestão. Como resultado deste estudo foi apresentado que o princípio da intersetorialidade foi mencionado no Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo do Recife, tanto nos princípios quanto nas diretrizes deste documento. Contudo, as metas referentes aos eixos temáticos trabalhados no Plano não apresentaram propostas relevantes no que se refere à aplicação do princípio da intersetorialidade na execução das medidas socioeducativas em meio aberto, de forma que a sua efetividade ainda se apresenta enquanto um desafio para a política de atendimento socioeducativo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIntersetorialidadept_BR
dc.subjectMedidas socioeducativaspt_BR
dc.subjectEstatuto da Criança e do Adolescentept_BR
dc.titleA incompletude institucional e a intersetorialidade na política de atenção à criança e ao adolescente no município de Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4822961433420945pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8716353137691574pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Servico Socialpt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to analyze aspects of institutional incompleteness and its relationshipwith intersectoriality in the policy of assisting juvenile offenders in the municipality ofRecife, using the Decennial Municipal Plan for Socio-Educational Assistance (2018-2027) as an instrument. The principle of institutional incompleteness, present in the National System of Socio-Educational Assistance (SINASE), states that the institution that executes the socio-educational measure, whether it is a closed or open environment, is not the only one responsible for meeting the complex demands arising from the socio-educational service. Therefore, a necessary sectoral policies interlocution from an intersectoral action perspective must be done to achieve the main objectives of the of educational measures: the protection and adolescent accountability. The study was developed using bibliographic and documentary research. We carried out a brief historical contextualization of the Policy for Attention to Children and Adolescents in Brazil, culminating in the study of the principles that govern the Statute of Children and Adolescents (ECA) from the Doctrine of Integral Protection. The methodology that we used to delve into the themes of intersectoriality, integrality and transversality in the discourse of public policies was the Bibliographic Research, a step of approaching and deepening the debate on these themes. The instrument selected to assess aspects of institutional incompleteness and its relationship with intersectorality was the Municipal Plan for Social and Educational Assistance of Recife (2018-2027). This document is the result of a wide-ranging collective discussion, in addition to being a guiding instrument for socio-educational assistance in an open environment for a period of ten years in the municipality, being a management instrument. As a result of this study, we present that the principle of intersectoriality was mentioned in the Municipal Plan of Social and Educational Assistance of Recife, both in the principles so as in the guidelines of this document. However, the goals regarding the thematic axes worked on the Plan did not present relevant proposals associated to the application of the principle of intersectoriality in the implementation of socio-educational measures in an open environment. As A Result, its effectiveness still presents itself a challenge for the policy of socio-educational service.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ana Emmanuela Reis Monteiro Brito.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons